metropoles.com

Estátua da Justiça é atacada após decisão do STF sobre aborto

Dois homens ainda não identificados jogaram tinta vermelha e uma boneca ensanguentada no monumento na última segunda-feira (5/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
justica
1 de 1 justica - Foto: Divulgação

Dois homens ainda não identificados jogaram tinta vermelha na Estátua da Justiça, que fica em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), na última segunda-feira (5/12).

Além disso, a dupla atirou uma boneca ensanguentada como forma de protesto contra a decisão dos magistrados que determinou não ser crime o aborto até os três primeiros meses de gestação.

O ataque aconteceu por volta das 6h30. Mesmo sendo monitorada por dois vigilantes, nenhum deles presenciou o momento. A Polícia Federal investiga o caso e realizou perícia no local, mas não há informações sobre quem são os autores.

O monumento não foi danificado e já está recuperado. Caso os responsáveis sejam identificados, eles podem ser indiciados por dano ao patrimônio público, que tem pena de seis meses a três anos de prisão.

Decisão
No último dia 29/11, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nova jurisprudência e não viu crime na prática de aborto realizada durante o primeiro trimestre de gestação – independentemente do motivo que leve a mulher a interromper a gravidez.

Apesar de valer para apenas um caso, que envolveu funcionários e médicos de uma clínica de aborto em Duque de Caxias (RJ) que tiveram a prisão preventiva decretada, o entendimento da 1ª Turma deve embasar decisões feitas por juízes de outras instâncias em todo o país.

Monumento
A escultura que sofreu o ataque foi feita em 1961 pelo artista plástico Alfredo Ceschiatti. Batizada de Justiça, ela é de granito e mede 3,3 metros de altura e 1,48 metro de largura.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?