metropoles.com

Estão abertas as inscrições para casamentos comunitários no DF

Iniciativa, que já realizou união e cerimônia gratuitas para 1.124 casais da capital, tem vagas para 40 trocarem votos e alianças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Brasília (DF), 18/07/2019 Casamento Anna Caroline e Gregory Gentili na Catedral de Brasília Foto: Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
1 de 1 Brasília (DF), 18/07/2019 Casamento Anna Caroline e Gregory Gentili na Catedral de Brasília Foto: Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles - Foto: null

A partir desta segunda-feira (21/9), a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) abriu as inscrições para casamentos comunitários no Distrito Federal. A iniciativa, que possibilitará até 40 casais oficializarem a união, visa isentar custos de cartório, consolidar famílias de baixa renda que recebem até dois salários mínimos, estimular o protagonismo social e promover direitos humanos, como a proteção jurídica.

O edital, publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do DF, ressalta que, para evitar a disseminação do novo coronavírus, as inscrições devem ser realizadas por meio do endereço on-line da Sejus até 5 de outubro, com o preenchimento de um formulário. Os interessados também deverão imprimir, assinar, digitalizar e enviar para o e-mail do órgão as declarações de hipossuficiência e de veracidade dos documentos de registro digital.

4 imagens
Para as cerimônias conjuntas de 2020, 40 casais foram habilitados
Vida longa aos noivos!
A Catedral Metropolitana de Brasília sediará três missas em homenagem a sua patrona
1 de 4

Os casamentos comunitários serão realizados em dezembro, de acordo com as normas sanitárias

Material cedido ao Metrópoles
2 de 4

Para as cerimônias conjuntas de 2020, 40 casais foram habilitados

Tont Wisbton/Agência Brasília
3 de 4

Vida longa aos noivos!

Alasdair Elmes/Unsplash
4 de 4

A Catedral Metropolitana de Brasília sediará três missas em homenagem a sua patrona

Hugo Barreto/Metrópoles

 

“Muitos casais não têm condições de arcar com as despesas de um casamento, e sabemos que esta é a realização de um sonho”, afirmou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani. “Então, vamos celebrar a união e estimular os votos de confiança, lealdade e parceria para a vida no Distrito Federal”, acrescentou.

A cerimônia está prevista para o início de dezembro, em local a ser definido. Os documentos dos casais interessados passarão por um processo de avaliação. Um encontro para fortalecimento de vínculo será organizado posteriormente e, antes do evento, ocorrerá o ensaio geral da celebração

Para concorrer a uma vaga, os casais devem apresentar:

  • Carteira de identidade (cópia)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia)
  • Foto 3×4 de cada um dos noivos
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda (até três salários mínimos de renda familiar)
  • Preencher o formulário no site da Sejus
  • Se divorciado, apresentar a certidão de casamento, com averbação do divórcio
  • Se viúvo, cópia da certidão de óbito do falecido
  • Declaração de Veracidade dos Documentos Registro Digital

As testemunhas deverão ser maiores de 18 anos, apresentar cópias do RG, CPF, endereço e consignar número de contato telefônico.

Além de arcar com os custos da cerimônia e das taxas de cartório, a Sejus oferece aos casais preparativos em salão de beleza. Cabelo e maquiagem dos noivos e das noivas serão feitos por profissionais, por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Por causa da pandemia da Covid-19, o casamento seguirá todas as recomendações e normas sanitárias para o combate e a prevenção do novo coronavírus, enquanto durar a situação de emergência no Distrito Federal.

Instituído desde 2012, os casamentos comunitários oficializaram a união de 1.124 casais no Distrito Federal. A proposta tem por objetivo amparar as famílias e ampliar as garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários. Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria de Justiça e Cidadania pelo endereço eletrônico subdhir@sejus.df.gov.br, ou pelos telefones 3213-0688 e 3213-0685.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?