Estado de alerta: temperatura chega a 34,8°C e umidade cai a 16% no DF
Termômetros alcançaram a marca no Gama. Defesa Civil envia mensagem por causa da umidade, abaixo dos 20%
atualizado
Compartilhar notícia
As chuvas que caíram entre o fim de setembro e o início de outubro enganaram um pouco, mas as temperaturas altas e a umidade baixa continuam no Distrito Federal. O calor voltou a incomodar na capital federal. Nesta sexta-feira (04/10/2019), segundo o Inmet, os termômetros marcaram 34,8°C no Gama, com umidade de 16%. Enquanto isso, no Plano Piloto, a temperatura chegou a 32,8°C, com 18% de umidade. A Defesa Civil também emitiu alerta por causa dos índices de umidade abaixo de 20%.
Na quinta-feira (03/10/2019), os termômetros chegaram a marcar 34,9°C no Gama, com 15% de umidade no mesmo local, além de Águas Emendadas. Mais cedo, nesta sexta, na medição das 15h, o instituto encontrou os mesmos índices: 34,8°C e umidade de 16%, ambos em Ponte Alta do Gama.
De acordo com o Inmet, a perspectiva para o fim de semana não é boa para quem espera chuvas. Há possibilidade de precipitações em áreas isoladas. A temperatura deve seguir alta.
Umidade
A Defesa Civil do DF chegou a mandar uma mensagem nesta sexta-feira para avisar da baixa umidade. “Declara estado de ALERTA, umidade do ar abaixo de 20 por cento. Faça ingestão de água em abundância. Evite exposição ao sol forte. Hidrate-se”, diz o texto.
Em 21 de setembro, a marca recorde de temperatura de 2019 foi de 36,2°C, com 13% de umidade. Os dois índices ocorreram em Águas Emendadas (Planaltina).