metropoles.com

Estacionamento da Ceasa-DF voltará a ser gratuito neste ano

Desde julho de 2017, o espaço era administrado pela empresa Dinâmica, que venceu a licitação e passou a cobrar pelas vagas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Pessoas na Feira Ceasa-DF
1 de 1 Pessoas na Feira Ceasa-DF - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Após dois anos de reivindicações dos trabalhadores das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), o estacionamento do local voltará a ser gratuito. A decisão foi tomada em reunião promovida na manhã desta quinta-feira (3/1), entre o novo presidente, Wilder Santos, e a empresa Dinâmica, responsável pela administração do espaço. Ainda não há data definida para o fim da cobrança.

A Associação dos Empresários da Ceasa (Assucena) acompanhou a negociação. De acordo com a presidente da entidade, Regiane Verbena, Wilder cumpriu com sua primeira promessa de promover a “retirada total das cancelas do estacionamento”. Em reunião, a administradora aceitou as condições impostas e irá rescindir o contrato, assegurou a dirigente ao Metrópoles.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Ceasa-DF também confirmou que o espaço voltará a ser administrado pelo órgão e a ser gratuito. “A empresa Dinâmica Administração Serviços e obras LTDA foi comunicada e os trâmites internos já estão em andamento”, informou em nota.

Segundo a Assucena, a cobrança pelo uso das vagas afugentou clientes e provocou revolta entre os feirantes. Em outubro de 2016, a Dinâmica venceu a licitação, do tipo pregão eletrônico, e passou a administrar o local. No entanto, só começou a cobrar e atuar no espaço em julho de 2017.

Na época, a promessa era de que parte do dinheiro arrecadado com os tickets fosse destinada a investimentos dentro da central de abastecimento – algo que não ocorreu, diz Regiane Verbena. “Foi tudo feito às escondidas, sem ser questionado nem discutido conosco”, completou.

A volta da gratuidade foi comemorada pelos empresários. “Estava causando transtornos aqui dentro, tanto para os feirantes quanto para os consumidores. Ninguém quer vir à feira pra comprar um pastel e ter que pagar para estacionar.”

O anúncio de que Wilder assumiria a presidência da Ceasa foi feito ainda em novembro de 2018, pelo agora governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Na época, o novo gestor já havia afirmado que o contrato com a empresa responsável pelo estacionamento seria revisto. “Aos sábados, perdemos muitos clientes em decorrência desse estacionamento pago”, reforçou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?