Estacionamento da Ceasa-DF voltará a ser gratuito neste ano
Desde julho de 2017, o espaço era administrado pela empresa Dinâmica, que venceu a licitação e passou a cobrar pelas vagas
atualizado
Compartilhar notícia
Após dois anos de reivindicações dos trabalhadores das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), o estacionamento do local voltará a ser gratuito. A decisão foi tomada em reunião promovida na manhã desta quinta-feira (3/1), entre o novo presidente, Wilder Santos, e a empresa Dinâmica, responsável pela administração do espaço. Ainda não há data definida para o fim da cobrança.
A Associação dos Empresários da Ceasa (Assucena) acompanhou a negociação. De acordo com a presidente da entidade, Regiane Verbena, Wilder cumpriu com sua primeira promessa de promover a “retirada total das cancelas do estacionamento”. Em reunião, a administradora aceitou as condições impostas e irá rescindir o contrato, assegurou a dirigente ao Metrópoles.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Ceasa-DF também confirmou que o espaço voltará a ser administrado pelo órgão e a ser gratuito. “A empresa Dinâmica Administração Serviços e obras LTDA foi comunicada e os trâmites internos já estão em andamento”, informou em nota.
Segundo a Assucena, a cobrança pelo uso das vagas afugentou clientes e provocou revolta entre os feirantes. Em outubro de 2016, a Dinâmica venceu a licitação, do tipo pregão eletrônico, e passou a administrar o local. No entanto, só começou a cobrar e atuar no espaço em julho de 2017.
Na época, a promessa era de que parte do dinheiro arrecadado com os tickets fosse destinada a investimentos dentro da central de abastecimento – algo que não ocorreu, diz Regiane Verbena. “Foi tudo feito às escondidas, sem ser questionado nem discutido conosco”, completou.
A volta da gratuidade foi comemorada pelos empresários. “Estava causando transtornos aqui dentro, tanto para os feirantes quanto para os consumidores. Ninguém quer vir à feira pra comprar um pastel e ter que pagar para estacionar.”
O anúncio de que Wilder assumiria a presidência da Ceasa foi feito ainda em novembro de 2018, pelo agora governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Na época, o novo gestor já havia afirmado que o contrato com a empresa responsável pelo estacionamento seria revisto. “Aos sábados, perdemos muitos clientes em decorrência desse estacionamento pago”, reforçou.