Está em dia com a vacina contra Covid? Veja calendário por idade no DF
No DF, a vacinação contra o novo coronavírus vai desde a primeira dose até a quarta dose. Calendário é diferente para crianças
atualizado
Compartilhar notícia
Há pouco mais de dois anos, a vacinação contra a Covid-19 teve início no Distrito Federal. Mesmo com todo o tempo de campanha, o DF ainda não atingiu 100% da população nem com a primeira dose da vacina. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES/DF), apenas 90% das pessoas aptas a serem vacinadas receberam a primeira imunização.
A população apta a ser vacinada considerada pela pasta é a de 3 anos ou mais. Além da primeira e segunda dose, as crianças de 3 a 5 anos começaram a receber a terceira dose nesta quarta-feira (22/2). As de 5 a 11 anos podem tomar o reforço desde 2 de fevereiro.
As crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses recebem a Pfizer Baby. Neste caso, são três doses, com intervalo de 4 semanas entre as 2 primeiras e de oito semanas entre a segunda e a terceira.
Para a faixa etária de 5 a 11 anos, a aplicação é da Pfizer Pediátrica. O esquema básico é de duas doses, com intervalo de 21 dias. Já o reforço, a terceira dose, deve ser aplicado quatro meses após a segunda dose. A Coronavac está disponível para segunda dose de crianças que tomaram a primeira dose desse imunizante. São duas doses, com intervalo de 28 dias.
Veja a lista dos locais de vacinação infantil aqui.
Esquema para adultos
A primeira e a segunda dose estão disponíveis para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Todas as pessoas acima de 12 anos que completaram o ciclo vacinal com Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer-BioNTech devem receber uma dose de reforço após quatro meses da segunda dose.
Já a segunda dose de reforço, também chamada de quarta dose, é aplicada em pessoas com mais de 40 anos ou profissionais de saúde. É necessário ter tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses.
A lista com os locais de vacinação para esse público é atualizada diariamente no site da Secretaria de Saúde.