Espuma intriga frequentadores da orla do Lago Paranoá
Segundo Caesb e Ibram, o fenômeno é natural e trata-se de decomposição de matéria orgânica, provocada pela chagada das chuvas
atualizado
Compartilhar notícia
Os frequentadores de um trecho da orla do Lago Paranoá notaram um fenômeno estranho na tarde desta quarta-feira (21/10). Na Península dos Ministros, altura da QL 12 do Lago Sul, uma espuma se formou à beira do espelho d’água.
Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), provavelmente, a situação aconteceu devido às chuvas. Ainda assim, a agência vai verificar se não houve algum lançamento clandestino de produto próximo ao local.
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) lembra que a espuma apareceu no ano passado e deve ter a mesma explicação. “A diferença de temperatura da água pode ter acelerado a decomposição de micro-organismos aquáticos, como algas, e causado esse fenômeno”, detalhou.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) informou que técnicos estiveram no local, mas não há nada de errado com sistema de esgotos e que o fenômeno é natural. “Isso não é poluição. É decomposição da matéria orgânica natural, o que não causa prejuízo ambiental”, confirmou a companhia.