metropoles.com

Militares deixam a Esplanada e vias são liberadas para carros

Por quase 12 horas, quase 3 mil PMs e homens da Força Nacional foram mantidos na área central para protesto que não aconteceu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Esplanada segurança1
1 de 1 Esplanada segurança1 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Polícia Militar montou um megaesquema de segurança na Esplanada dos Ministérios durante a greve geral. Foram destacados 2,6 mil PMs. Eles ficaram de prontidão na área central desde as 7h desta sexta-feira (30/6). Por volta das 17h, porém, havia apenas 12 manifestantes na região.

Mesmo assim, os policiais foram mantidos na Esplanada até o fim do expediente. Sem contar os 600 agentes da Força Nacional de Segurança, que cercavam os prédios públicos. Os militares ficaram posicionados em frente ao Palácio da Justiça e do Congresso Nacional e montaram uma linha de revista.

O secretário de Segurança Pública, Edval Novaes, em coletiva nesta sexta, disse que o megaesquema foi montado por conta da previsão de que a Esplanada iria atrair 5 mil manifestantes durante a greve geral. No entanto, a expectativa não se confirmou e os policiais foram mantidos no local.

“A estimativa da quantidade de manifestantes foi feita por estudos da inteligência dos órgãos de segurança, e também por meio de movimentações nas redes sociais”, disse o secretário.


A decisão desagradou os próprios policiais. Em mensagem de WhatsApp, um deles disparou: “O cara (coronel Tenório) mandou os policiais ficarem de pé, com capacete sem se mexer olhando pro Sol”. E ainda teria dito, segundo a fonte: “Isso aqui ainda é Polícia Militar. Quem olhar pra trás vai sair daqui preso.”

O comandante de Policiamento Regional Metropolitano, coronel Paulo Henrique Tenório, também participou da coletiva nesta sexta. O militar defendeu o número de PMs de prontidão na Esplanada, que será repetido em outros protestos. “A ideia, a partir de agora, é estudar novas técnicas para impedir a ação de criminosos durante a manifestação”, disse.

Tinha até drone sobrevoando a Esplanada vazia. As vias N1 e S1 ficaram fechadas desde a meia-noite e foram liberadas às 18h, horário em que policiais militares também começaram a deixar o local.

9 imagens
1 de 9

SSP/Divulgação
2 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
6 de 9

Rafaela Felicciano/Metrópoles
7 de 9

arquivo/ metrópoles
8 de 9

Reprodução/ WhatsApp
9 de 9

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?