Esplanada permanece fechada, nesta 3ª feira, para ato em defesa do SUS
Movimento em defesa do SUS, da vida e da democracia faz parte da programação da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Ato teve início às 9h
atualizado
Compartilhar notícia
A Esplanada dos Ministérios permanece fechada para o trânsito de carros, nesta terça-feira (4/7), devido à realização de um ato público em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da vida e da democracia, com início às 9h.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que a manifestação, aberta ao público, faz parte da programação da 17ª Conferência Nacional de Saúde e ocorre na área externa Museu Nacional da República, na capital federal.
Nesta manhã, a Via S1 — sentido Congresso Nacional — está bloqueada a partir do Palácio do Itamaraty. Na Via N1 — sentido Rodoviária do Plano Piloto —, o bloqueio é da altura da L4 Norte até o Ministério da Justiça.
Porém, nos últimos dias, a Esplanada dos Ministérios também havia ficado fechada, para protesto dos profissionais da enfermagem, na região próxima ao Congresso Nacional.
Na segunda-feira (3/7), teve fim a greve de profissionais das duas categorias do Distrito Federal. A decisão ocorreu em conjunto, durante assembleia da classe.
O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Sindate) ressaltou, contudo, que os profissionais continuam em estado de paralisação. “Podemos decretar greve a qualquer momento, sem precisar de assembleia prévia para definir as tratativas”, destacou a entidade, em nota.