Esplanada e Prainha: Ano-Novo terá 1,2 mil PMs e trânsito mudado
O Corpo de Bombeiros também atuará com efetivo reforçado: serão 115 militares e 14 viaturas mobilizados durante a festa
atualizado
Compartilhar notícia
A festa de Réveillon na Esplanada e Prainha dos Orixás contará com segurança reforçada. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF, cerca de 1,2 mil policiais militares farão o patrulhamento nos dois locais que devem receber milhares de pessoas. Em razão da grande concentração de veículos, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) vai alterar o tráfego em algumas vias do centro da cidade.
Além do policiamento convencional, unidades especializadas, como Rotam, Batalhão de Aviação Operacional (BavOp), Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães), Regimento de Polícia Montada (Cavalaria), Patamo e Rotam darão suporte durante a ação. O evento, sob a coordenação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), contratou segurança e brigadistas para atuarem nas festas.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuará nas duas festas com 115 profissionais. As 14 viaturas de busca e salvamento e de combate a incêndio estarão posicionadas em pontos estratégicos para realização de possíveis atendimentos. Equipes formadas pelos militares estarão caminhando pelos locais durante os eventos para facilitar os atendimentos. Em caso de emergência, a orientação é acionar o telefone 193.
O efetivo da 1ª e 5ª delegacias de Polícia, que atendem a área central de Brasília, será reforçado. Também haverá reforço nos plantões da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri) e da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin). As delegacias da Criança e do Adolescente (DCA I e II), bem como a Delegacia Especial de Atendimento da Mulher (Deam), também funcionarão de forma ininterrupta.
Alteração no trânsito
A partir das 10h desta terça-feira (31/12/2019) até as 4h de quarta-feira (01/01/2020), o DetranDF e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) atuarão no controle de tráfego e intervenções de trânsito.
A alça que liga a via da Ponte Costa e Silva à Via L4 Sul ficará fechada a partir das 10h de terça-feira (31/12/2019) para a montagem da estrutura do evento, fazendo com que os condutores que estiverem se dirigindo à Via L4 Sul (no sentido Asa Norte) façam o retorno pelo viaduto.
Já o trânsito na ponte ficará da seguinte forma: entre 13h e 23h, duas faixas serão liberadas no sentido Lago Sul e apenas uma faixa no sentido Plano Piloto; entre 23h e 23h30, haverá apenas uma faixa liberada em cada sentido, ficando a terceira faixa fechada para o tráfego de veículos; e entre 23h30 e 0h30 o tráfego na ponte será totalmente fechado a fim de garantir a segurança de motoristas e pedestres durante a queima de fogos.
O Detran também montará pontos de controle de tráfego próximo à entrada do Clube de Engenharia. A fiscalização e o controle do trânsito na Via L4 Sul (DF-004) ficará a cargo das equipes do DER.
Pontão do Lago Sul
Em razão de eventos de Réveillon que acontecerão também no Pontão do Lago Sul, os agentes do Detran instalarão redutores de velocidade e travessias de pedestres na parte da via em frente à SHIS QI 10, além de realizar ações de fiscalização para coibir irregularidades, principalmente as relacionadas a estacionamento em local proibido e direção sob influência de álcool.
O Detran atuará durante o Réveillon 2020 na Prainha e no Pontão do Lago Sul com 20 viaturas, um helicóptero, guincho e empilhadeiras, empregando cerca de 50 agentes. Além disso, as ações da Operação Boas Festas serão intensificadas em todo o DF, a fim de garantir mais segurança aos usuários das vias, evitando principalmente a condução de veículos por condutores não habilitados ou sob a influência de álcool. (Com informações da Agência Brasília e do Detran-DF)