Esplanada dos Ministérios segue fechada e sem previsão para liberação do trânsito
Os anexos dos ministérios podem ser acessados pelas vias S2 e N2, mas há congestionamentos para alcançar esses acessos
atualizado
Compartilhar notícia
A Esplanada dos Ministérios permanece interditada para veículos na manhã desta quarta-feira (8/9), após as manifestações de 7 de Setembro. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), “a liberação das vias ocorrerá após avaliação do cenário por parte das autoridades de trânsito”.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informou que não há previsão para a liberação das vias. Na Esplanada, ainda há dezenas caminhões estacionados no gramado central e grupos de manifestantes.
Os anexos dos ministérios podem ser acessados pelas vias S2 e N2, que encontram-se liberadas. Há engarrafamento no local nesta manhã. O trânsito de veículos da altura da W3 até a Funarte foi liberado na tarde dessa terça-feira (7/9).
Veja imagens de hoje da Esplanada:
Apreensões
Na noite dessa terça, a SSP informou que “as manifestações ocorridas em 7 se setembro tanto na Esplanada dos Ministérios quanto nas imediações da Torre de TV terminaram sem nenhuma intercorrência grave”.
De acordo com a SSP, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) reforçou o policiamento na região e atuou com apoio de tropas especializadas, como Cavalaria, Batalhão de Choque (BPChoque) e de policiais do Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). Foram realizadas linhas de revistas pessoais em pontos estratégicos, onde foram recolhidos hastes e canos durante as abordagens.
Ocorreram nove furtos de celulares, registrados na 5ª Delegacia de Polícia (área central). Uma pessoa foi detida por policiais militares, na Esplanada, por porte de drogas e celulares, conduzida à 5ª DP e autuada em flagrante.
Outra pessoa foi presa e encaminhada ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) por porte de drogas e de arma branca. O flagrante ocorreu atrás do Ministério da Economia. O acusado assinou Termo de Compromisso e foi liberado.
O Corpo de Bombeiros Militar do DF registrou 32 atendimentos, sendo 22 deles relativos às condições climáticas em que os militares fizeram orientações para hidratação. Os outros 10 foram pré-hospitalares – em três deles, as vítimas precisaram de transporte para hospitais, sendo duas delas motivadas por convulsão e uma por queimadura. O Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) deram apoio às ações para melhor mobilidade e fluidez do trânsito.