Escorpião amarelo é encontrado na Câmara dos Deputados
O animal estava na sala de reuniões da Secretaria da Mulher, no Anexo 4
atualizado
Compartilhar notícia
Um escorpião amarelo foi encontrado na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira (11/2). Por volta das 11h, uma funcionária da limpeza arrumava a sala de reuniões da Secretaria da Mulher, no Anexo 4, quando achou o animal embaixo de uma cadeira. O Corpo Militar de Bombeiros instalado dentro da Casa foi chamado e um dos sargentos retirou o escorpião, que tinha entre 8 e 10 centímetros.
Esse tamanho caracteriza um escorpião adulto da espécie que mais causa acidentes graves, com registro de morte, principalmente entre as crianças. Um dos integrantes da corporação confirmou ao Metrópoles que as ocorrências de escorpiões na Casa são frequentes, mas que o animal encontrado hoje foi um dos maiores já vistos.
“Está muito quente, eles aparecem muito nesta época do ano. É importante que os empregados venham de sapato fechado. A dedetização e a limpeza também são importantes. Neste caso, o escorpião já estava morto, mas o risco de ferroadas existe”, destacou um dos bombeiros da Câmara, que preferiu não se identificar.
Os funcionários do local ficaram assustados, pois essa não é a primeira vez que o bicho aparece. No mês passado, uma empregada da secretaria foi picada enquanto trabalhava. Ela estava de sandálias, e o escorpião a atingiu no pé. A funcionária foi atendida no serviço médico da Câmara, passou três dias sentindo dor intensa no local da ferroada, mas sem risco de morte.
Sem ar-condicionado
A preocupação dos funcionários é que não há como impedir a entrada do escorpião. A sala está instalada no subsolo da Câmara e não tem ar-condicionado. “Precisamos deixar as janelas abertas, se não a gente morre de calor. A coordenadora da bancada feminina até pediu um ar-condicionado, mas até hoje nada”, relatou uma servidora.
Segundo a funcionária, existe um fosso aberto que dá direto para o local. Por ele, entram besouros, pedras e terra. “Ontem, mexeram no jardim e tudo o que sobra desce para nossa sala. A promessa é que uma dedetização seja feita na sexta-feira (12)”, completou a servidora.
De acordo com assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados, a Secretaria da Mulher ainda não comunicou oficialmente o aparecimento do escorpião. No entanto, informou que a Casa realizou, na última sexta-feira (5/2) uma dedetização no subsolo do Anexo 4 específica contra o animal. “Fazemos dedetizações periódicas em todos os prédios, a de sexta-feira foi para escorpião. Todas as vezes em que somos comunicados, os técnicos fazem uma vistoria no local”, informou a assessoria.