metropoles.com

Escolas públicas do DF: aulas pela web começam na quarta (22/04)

Segundo Secretaria de Educação, 6% dos alunos não têm conexão com a internet. Se aulas voltarem até junho, ano letivo está salvo no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
WhatsAAulas pela internet na rede pública começam na quarta-feirapp-Image-2020-04-17-at-11.01.45
1 de 1 WhatsAAulas pela internet na rede pública começam na quarta-feirapp-Image-2020-04-17-at-11.01.45 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

As aulas on-line para estudantes de escolas públicas do Distrito Federal começam na próxima quarta-feira (22/04). Elas são opcionais e uma forma de os alunos preservarem os vínculos com os estudos durante o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. Não substituem as horas-aulas necessárias para a conclusão do ano letivo. No DF, os colégios públicos e particulares não podem retomar as atividades pelo menos até o dia 30 de maio.

As aulas on-line começam para os alunos do ensino médio. No segundo momento, a ferramenta vai ser aberta para do ensino fundamental.  Em 22 de abril, os estudantes vão poder fazer cadastro para as aulas on-line no site da pasta. O passo a passo para cadastro e conexão será detalhado na página eletrônica da secretaria.

Segundo a Secretaria de Educação, 6% dos estudantes não têm acesso a computador, celular ou conexão com internet. Os números são da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

A secretaria promete mandar material didático para os alunos que não conseguirem acessar os conteúdos. Mas ainda não tem data e nem o quantitativo do material. Estes pontos serão definidos após o começo das aulas on-line.

“Em uma terceira etapa, vamos enviar para a casa desses alunos material didático. O professor não estará presente, então, a ideia é oferecer conteúdo da base curricular e com um certo grau autonomia para a aluno. A gente quer alcançar todos os estudantes”, disse o assessor especial da Secretaria de Educação do DF e coordenador das teleaulas, David Nogueira.

Conforme o Metrópoles noticiou em primeira mão, prevendo o longo período sem aulas, a secretaria decidiu transmitir aulas para os alunos pela televisão e internet. A pasta ainda trabalha para melhorar as teleaulas. “Queremos expandir um pouco mais o tempo de aula para cada série, melhorando o conteúdo. Nossa intenção também é divulgar a grade”, explicou Nogueira.

Os irmãos Alex Cruz dos Santos, de 17 anos; Evellen Cruz dos Santos, 13; e Alisson Cruz dos Santos, 15, estão encontrando dificuldades. Sem internet e celular, os moradores de Santa Luzia, na Estrutural, não conseguem ver as aulas pela TV e não têm condições de cursar a versão digital. Enquanto Evellen, a caçula, ajuda nos afazeres de casa e sente saudades dos livros e dos colegas de classe, os irmãos passam o dia trabalhando em uma oficina de bicicletas. A ideia é ocupar a mente.

3 imagens
Evellen Cruz dos Santos materializa a saudade em anotações no caderno
Os irmão de Evellen, Alex Cruz dos Santos, 17 anos e Alisson Cruz dos Santos, 15 anos, passam o tempo trabalhando em uma oficina de bicicletas
1 de 3

A estudante Evellen Cruz dos Santos, 13 anos, sempre pergunta para mãe quando as aulas serão retomadas

Material cedido ao Metrópoles
2 de 3

Evellen Cruz dos Santos materializa a saudade em anotações no caderno

Material cedido ao Metrópoles
3 de 3

Os irmão de Evellen, Alex Cruz dos Santos, 17 anos e Alisson Cruz dos Santos, 15 anos, passam o tempo trabalhando em uma oficina de bicicletas

Material cedido ao Metrópoles

Segundo a mãe dos três estudantes, a trabalhadora doméstica Eliene Cruz dos Santos, 32 anos, as soluções de emergência da secretaria até agora estão distantes da família.

“Meus filhos não têm celular e nem dinheiro para colocar crédito. Precisamos de soluções diferentes para nossas crianças”, pontuou ela, que diz entender o momento de isolamento social.

Universitários

A pandemia de Covid-19 levantou a proposta do ensino a distância em toda rede educacional. Segundo pesquisa do instituto Quero Bolsa, um quarto dos estudantes de Ensino Superior do DF não tem estrutura tecnológica de acesso.

A pesquisa compilou as respostas do questionário socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos. Ou seja, percentualmente, 23,5% dos candidatos não têm acesso à internet.

Até o momento, a avaliação da Secretaria de Educação sobre as teleaulas é positiva. As aulas transmitidas no canal EducaDF, no YouTube, contabilizam cerca de 35 mil visualizações.

A Secretaria de Educação colocou em marcha cursos de formação para professores produzirem aulas on-line. Quem tiver interesse deve acessar o link.

8oo horas de aula

Medida provisória do governo federal estabeleceu, para este ano de crise, a necessidade de 800 horas/ aula para a formação dos estudantes. A rede pública do DF trabalhava com carga de 1 mil horas. “Se voltarmos até junho, o ano está garantido. Se passar disso, aí vamos precisar repensar o calendário escolar de reposição”, disse Nogueira.

Confira os canais de transmissão das teleaulas:

Programação da TV Justiça: http://www.se.df.gov.br/programacao-das-teleaulas/

O Programa Escola em Casa DF pode ser assistido a qualquer momento pelo canal EducaDF SEEDF, no YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UC65bRSoQE8mV-Ac6xabjbHw

Na TV Justiça: (digital – canais 53.1 e 53.2 – Ponto Jus, Net Brasília – canal 26 e TVA – canal 222)
http://www.tvjustica.jus.br/index/sintonize/pagina/sintonizeDF

YouTube da TV Justiça:
https://www.youtube.com/channel/UC0qlZ5jxxueKNzUERcrllNw/about

Twitter da TV Justiça:
https://twitter.com/TVJustica

Rede Gênesis (digital – canal 30.1):
https://redegenesis.tv.br/cobertura/

Reprise no canal aberto da TV União (digital – canal 11.1)
https://tvuniaobrasilia.com.br/

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?