metropoles.com

Escolas privadas têm autonomia e poderão suspender aulas, diz Sinepe

Sindicato das escolas particulares também recomendou suspensão de atividades ao ar livre. Contudo, aulas deverão ser repostas posteriormente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles (@michaelmelo)
Fumaça-Encobre-DF-16092024
1 de 1 Fumaça-Encobre-DF-16092024 - Foto: Michael Melo/Metrópoles (@michaelmelo)

Após o Distrito Federal ficar coberto por fumaça e névoa seca causadas, principalmente, por um incêndio no Parque Nacional de Brasília, o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe-DF) informou que colégios privados da capital do país também estão autorizados a suspender totalmente as aulas do dia, caso considerem necessário.

O sindicato destacou que os gestores das escolas particulares têm autonomia para decidir sobre a adaptação das atividades e até sobre o cancelamento de aulas, com base na avaliação da estrutura de cada instituição de ensino e na definição de um calendário para garantir eventuais reposições de classes.

Também nesta segunda-feira (16/9), a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) autorizou gestores de instituições de ensino em áreas próximas a focos de queimada a suspenderem as aulas.

No começo de setembro, o Sinepe-DF chegou a recomendar a suspensão das aulas de educação física que ocorressem ao ar livre. Agora, diante da escalada da fumaça e do tempo mais seco, o sindicato passou a orientar quanto à interrupção de todas as atividades, principalmente externas ou físicas em quadras cobertas.

“[A recomendação vale para] qualquer horário, devido às condições climáticas extremas enfrentadas nos últimos dias. A baixa umidade relativa e a qualidade do ar, além da intensa exposição ao Sol representam riscos significativos à saúde dos alunos e dos colaboradores”, alertou o Sinepe-DF, por meio de nota.

A entidade lembrou, ainda, da necessidade de incentivar a hidratação constante da comunidade escolar, como forma de prevenir casos de desidratação e outros problemas de saúde.

Seca e incêndios

A capital do país enfrenta um longo período de estiagem, marcado por altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar. Além disso, entre a noite de domingo (5/9) e a manhã desta segunda-feira (16/9), o Parque Nacional de Brasília foi atingido por um incêndio de grandes proporções.

Até a mais recente atualização desta reportagem, o fogo ainda não tinha sido controlado. O Exército Brasileiro foi mobilizado para ajudar no combate ao fogo, e a Polícia Federal (PF) investigará as causas do incêndio.

Na avaliação de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a ação seria criminosa, pelo fato de incêndios provocados incidentalmente serem quase impossíveis de acontecer nesta época do ano, devido à ausência de raios na seca.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?