Escolas particulares do DF reagem a ameaças de ataques: “Medidas de segurança”
Ao menos seis colégios particulares enviaram informes às famílias dos estudantes após supostas ameaças de massacre marcadas para 20 de abril
atualizado
Compartilhar notícia
Após ameaças de supostos massacres em escolas e creches do Distrito Federal, marcados para a próxima quinta-feira (20/4), instituições de ensino particulares divulgaram notas com medidas de segurança adotadas e orientações às famílias para manutenção da “segurança escolar” nos próximos dias.
Ao menos seis escolas particulares enviaram informes desde a última quarta-feira (5/4). As medidas detalhadas incluem restrições de acesso e pedidos de supervisão, pelas famílias, dos grupos em mídias sociais dos quais fazem parte os estudantes.
Após ameaça de massacre, pais cobram segurança em escola: “Ambiente pesado”
A divulgação dos informes pelas instituições de ensino também ocorreu em reação à escalada de ameaças de ataques em colégios registradas recentemente, no DF e no país.
“Entendemos ser muito importante que as famílias orientem seus filhos a saírem de grupos de WhatsApp não supervisionados e que tenham muito cuidado com as interações deles nas redes sociais. Sabemos que situações de bullying ocorrem com mais frequência no meio virtual, local em que a escola tem menor poder de ação direta”, destaca a nota de um dos colégios.
Confira:
Segurança na escola (1) by Milena Carvalho on Scribd
A Associação de Pais e Alunos das Instituições de Ensino do Distrito Federal (Aspa-DF) considera as notas uma forma de “satisfação” dada pelos colégios às famílias.
“É um cenário catastrófico que temos vivido. Não dá para buscar soluções rápidas, práticas nem descoladas da realidade. [Essas] são medidas de inteligência, monitoramento, de elo com a família e as autoridades para prevenção. É algo que envolve toda a comunidade escolar: professores, alunos e pais”, comenta o consultor educacional da Aspa-DF, Ricardo Chagas.
Confira outra nota:
A Escola Salesiana Brasília (ESB) também publicou um comunicado informando sobre o protocolo de segurança da instituição. De acordo com o texto, a escola possui vigilância presencial e remota, monitoramento por câmeras e presença de tutores nos corredores.
A escola pediu que os pais e responsáveis monitorem as redes sociais dos alunos, observem as mochilas e mantenham diálogo com as crianças a fim de prevenir qualquer ação.
Veja outra nota:
Comunicado ESB – Protocolo de Segurança by Francisco Dutra on Scribd
O colégio Projeção também publicou um comunicado informando sobre os cuidados tomados na instituição de ensino.
“A escola dispõe de apoio psicopedagógico, faz atendimentos individuais dos alunos sempre que necessário, está atenta a comportamentos que destoem do esperado, promove diversas ações de conscientização, combate a violência e ao bullying, mas tem sua atuação limitada, por isso a necessidade de envolvimento das famílias”.
Veja comunicado completo:
Comunicado Externo (Pais) – Segurança Nas Escolas by Felipe Torres on Scribd