metropoles.com

Escolas em campanha contra coronavírus: “Não espirre no colega”

Lavar as mãos e usar álcool em gel também são algumas diretrizes encampadas por instituições particulares, a partir desta quinta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Mascara-coronavirus
1 de 1 Mascara-coronavirus - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil ligou o alerta de várias instituições no tocante à prevenção da doença. O Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe-DF), por exemplo, lança, nessa quinta-feira (27/02/2020), uma campanha de orientação.

As diretrizes serão colocadas no site do sindicato e distribuídas em grupos de WhatsApp. O presidente do Sinepe, Álvaro Domingues, afirmou que as medidas adotadas pelas escolas particulares de Brasília serão as mesmas utilizadas nos surtos de H1N1 e Sars.

“Vamos recomendar medidas profiláticas, seguindo o que já fizemos na época dos surtos de H1N1 e Sars. A recomendação é sempre lavar bem as mãos, utilizar álcool em gel e evitar espirrar em cima do colega. Já o uso de máscaras será apenas nas ocasiões em que houver muitas pessoas em ambientes fechados. O que não se aplica a salas de aula, pois, em geral, são ventiladas”, explicou.

O representante da categoria ainda ressaltou que, apesar de a transmissibilidade do vírus ser alta, a fatalidade é baixa. Por isso, não há motivo para alarde. “Estamos tranquilos. Orientamos que o gestor de cada escola acompanhe bem essas questões. Já passamos por situações parecidas, com êxito. Não há motivo para alarde”, destacou.

Caso algum aluno apresente sintomas suspeitos do Covid-19, será solicitado ao jovem que permaneça em casa até que a possibilidade de transmissão seja descartada.

A rede particular de ensino no Distrito Federal conta com 568 escolas e cerca de 179 mil alunos.

No DF e no Brasil

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou, nesta quinta-feira (27/02/2020), que investiga cinco casos suspeitos de coronavírus. Entretanto, segundo a pasta, não existe confirmação positiva. O GDF montou o Plano de Contingência para a Epidemia da Doença e vai lançar um Centro de Operações de Emergência (COE) no combate à doença.

Na capital, ao todo, foram investigados 22 casos, sendo que 17 acabaram excluídos. Porém, dois pacientes com suspeita do novo coronavírus estão no sétimo andar do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Outro caso é acompanhado por especialistas da rede particular. Por fim, outros dois pacientes se encontram em domicílio.

Fora o caso do Hospital Santa Lúcia, os demais internados passaram pela Itália, país que já registrou ao menos 10 mortes pela doença.

O primeiro caso de um brasileiro contaminado com o novo coronavírus foi confirmado na quarta-feira (26/02/2020) pelo Ministério da Saúde. Ele é de São Paulo e viajou para a Itália, onde ficou entre 9 e 21 de fevereiro.

Saiba como prevenir a doença

  • Evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar;
  • Usar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir;
  • Evitar tocar nas mucosas dos olhos;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Escolas públicas

A Secretária de Educação do DF (SEDF) ainda não informou quais orientações serão repassadas às escolas públicas diante da doença.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?