metropoles.com

Escola pública do DF é finalista de Prêmio Ibero-americano de Educação

Unidade de ensino é uma das finalistas da etapa nacional do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Educação. Imagem colorida mostra sala de aula com crianças sentadas em carteiras alternadas e professora na frente da sala - Metrópoles
1 de 1 Educação. Imagem colorida mostra sala de aula com crianças sentadas em carteiras alternadas e professora na frente da sala - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e a Fundação SM anunciaram, nesta sexta-feira (10/12), os finalistas da etapa nacional do Prêmio de Educação em Direitos Humanos Oscar Arnulfo Romero. Em uma das categorias está o Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho.

A premiação visa reconhecer o trabalho de instituições educacionais e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, além de valores como inclusão, paz e a importância da educação em direitos humanos, entre outras questões.

3 imagens
Premiação reconhece trabalho de instituições que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens
Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho concorre na categoria A
1 de 3

Um dos desafios para 2022 é a implementação do novo ensino médio

Hugo Barreto/Metrópoles
2 de 3

Premiação reconhece trabalho de instituições que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens

PixaPay
3 de 3

Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho concorre na categoria A

Dênio Simões/Agência Brasília

Neste ano o destaque foi para projetos de escolas e organizações que tiveram como foco garantir o direito à saúde em sala de aula e que contribuíram para a superação dos novos desafios educacionais causados pela pandemia da Covid-19.

Ao todo, foram 71 inscritos na edição de 2021 do Prêmio Ibero-Americano de Direitos Humanos no Brasil. Desses, 27 concorreram na categoria A, voltada para instituições de ensino, sejam elas escolas públicas ou privadas; e 44 na categoria B, que reconhece a educação em direitos humanos realizada por organizações da sociedade civil vinculadas ao trabalho de educação não formal.

Os vencedores nacionais de cada categoria concorrem a um prêmio de US$ 5 mil cada e serão conhecidos em breve. Eles ainda terão a oportunidade de concorrer na segunda etapa do prêmio e de participarem do IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos. Nessa fase é anunciada a classificação final com os quatro vencedores da Ibero-América, sendo dois por categoria.

Devido ao contexto da pandemia, o evento, com data e local a serem definidos, será programado de acordo com as circunstâncias permitidas no momento.

Conheça as instituições finalistas da Categoria A:

  • Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho, localizada em Sobradinho – DF, com o projeto “Vivências para o Bem Viver”
  • Centro Estadual de Educação Profissional Formação e Eventos Isaías Alves (CEEPIA), localizado em Salvador – BA, com o projeto “Clube de Leitura: O Capítulo que falta”
  • Colégio Estadual São José, localizado em Palmas – TO, com o projeto “Meninas Protagonistas: separadas somos pétalas, juntas somos rosas”
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, localizada em Iporanga – São Paulo, com o projeto “Aula Pública, e os novos desafios, com a pandemia da Covid-19”.
  • Unidade de Ensino Janoca Maciel, localizada em Pedreiras – MA, com o projeto “Janoca News – Educação contra desinformação”

Conheça as instituições finalistas da Categoria B:

  • Associação Social UniFavela, localizada no Rio de Janeiro – RJ, com o projeto “Unifavela – Semeando o ensino popular”
  • CAMI – Centro de Apoio Pastoral do Migrante, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Capacitação e prevenção do subemprego e trabalho análogo ao de escravo dos imigrantes para condições dignas de vida”
  • Jeduca – Associação de Jornalistas de educação, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Jeduca – Associação de Jornalistas de educação”
  • Mais Diferenças – Educação e Cultura Inclusiva, localizado em Guarulhos – SP, com o “Projeto Brincar”
  • Modelo das Nações Unidas para Ensino Médio, localizado em São Paulo – SP, com o projeto “Instituto Global de Attitude”
Organização dos Estados Ibero-americanos

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) tem como objetivo principal a cooperação entre países ibero-americanos no campo da educação, ciência e cultura com vistas ao desenvolvimento integral e sustentável.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?