metropoles.com

Escola de Brazlândia é a 16ª a adotar modelo de gestão compartilhada

O modelo de gestão compartilhada no centro de ensino de Brazlândia foi solicitado por mães e pais dos alunos em fevereiro deste ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
Pessoas em pé para votação
1 de 1 Pessoas em pé para votação - Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

Em assembleia realizada nesse sábado (23/4), o Centro de Educacional (CED) 02, em Brazlândia, decidiu adotar o modelo de gestão compartilhada. A instituição é a 16ª escola da rede pública do Distrito Federal a aderir ao projeto.

Com placar de 98 votos a favor e 57 contra, pais, responsáveis, professores e servidores votaram pela implementação. Agora, a decisão será encaminhada às secretarias de Educação (SEE) e de Segurança Pública (SSP).

De acordo com o subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, coronel Alexandre Ferro, a gestão será implantada em um período de três a seis meses.

3 imagens
Assembleia ocorreu nesse sábado (23/4)
Decisão será encaminhada às secretarias de Educação (SEE) e de Segurança Pública (SSP)
1 de 3

Placar foi de 98 votos a favor e 57 contra

Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
2 de 3

Assembleia ocorreu nesse sábado (23/4)

Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília
3 de 3

Decisão será encaminhada às secretarias de Educação (SEE) e de Segurança Pública (SSP)

Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

A possibilidade de escolher o modelo de gestão compartilhada na escola foi solicitada por mães e pais dos alunos do turno vespertino em 18 de fevereiro, durante reunião com o corpo docente.

“A comunidade escolar solicitou conhecer o projeto. Como gestora, eu preciso ouvir todos”, disse a diretora do CED 02, Mirian Kátia Correa. Segundo a educadora, a escola não apresentou casos de violência na volta às aulas presenciais. O Centro Educacional 2 é uma instituição de educação inclusiva, com projetos de recursos generalistas e de altas habilidades.

A discussão que antecedeu ao pleito durou duas horas. Argumentos pró e contra a implementação da gestão compartilhada foram apresentados. A diretora da unidade lembrou que a escola atingiu nota 5 na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede os conhecimentos dos alunos em português e matemática.

Histórico

O projeto de escolas cívico-militares foi inaugurado em fevereiro de 2019 e adotado, até então, em 15 unidades de ensino do DF. Mais de 15 mil alunos da rede pública de ensino estudam nas escolas com gestão compartilhada. “O modelo é levado quando a escola decide que quer. É feita uma audiência pública e votam pais, responsáveis, alunos com mais de 16 anos e servidores, entre eles, terceirizados”, explicou o coronel Alexandre Ferro.

Segundo ele, nas escolas em que o modelo vigora, houve uma melhoria no Ideb, além de redução na evasão escolar e da reprovação de alunos. “O modelo tem sido eficiente no Distrito Federal. Ele cultua valores cívicos e morais, ética, disciplina e respeito ao professor”, disse o subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada.

Karine Moreira, mãe de uma menina que cursa o oitavo ano no Centro Educacional 2, aprova a gestão compartilhada. Ela disse que votou a favor do modelo por estar preocupada com a segurança na escola.

De acordo com Wagner Santana, representante da Secretaria de Educação que atua ponto focal das escolas cívico-militares da pasta, além da escola de Brazlândia, duas outras, no Lago Norte e em Samambaia, solicitaram a realização de audiência para conhecer o modelo.

Modelos

O Distrito Federal conta com dois modelos de gestão cívico-militar nas escolas. O primeiro é uma parceria entre as secretarias de Educação e de Segurança Pública, em que a segunda pasta encaminha o efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para lidar com a área disciplinar.

Ofertam-se atividades extracurriculares e ações disciplinares voltadas à formação cívica, moral e ética para o bem-estar social, como prevê a Portaria Conjunta nº 22, de 28 de outubro de 2020, que atualiza a anterior, de 12 de setembro de 2019.

Já o outro modelo é uma parceria entre o Ministério da Educação e as Forças Armadas. Das 15 escolas de gestão compartilhada, quatro seguem esse formato, em que os militares da reserva desenvolvem as atividades.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Quer receber notícias do DF direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesdf.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?