metropoles.com

Escola da DPDF inicia curso em atendimento do direito de família e cultura de paz

A segunda aula do curso será realizada em 4 de agosto. Intenção é qualificar os participantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
Fotografia colorida mostra placa azul com letras brancas
1 de 1 Fotografia colorida mostra placa azul com letras brancas - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

A primeira aula do curso de formação continuada em Atendimento do Direito de Família, Cultura de Paz e Mediação e Infância e Juventude, realizado pela Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (Easjur/DPDF), aconteceu na sexta-feira (21/7), na sede da Escola, localizada SCN Q 1, Ed. Rossi Esplanada Business, loja 01, subsolo, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Na aula inaugural, a defensora pública do DF Lídia Nunes e a Analista de Apoio à Assistência Judiciária Gabriela Tomé abordaram o atendimento em Direito de Família e a Gerência de Cultura de Paz e Mediação. A moderação do encontro foi realizada pela Defensora Pública do DF Andreia Leardini.

O defensor público-Geral, Celestino Chupel, reforça que os temas abordados na primeira aula do curso de formação são importantíssimos para a qualificação dos participantes. “Capacitar servidores no atendimento em Direito de Família e Gerência de Cultura de Paz e Mediação é fundamental para assegurar um serviço público mais eficiente e sensível às necessidades das pessoas envolvidas em questões familiares e conflitos. Com servidores capacitados, é possível contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, harmoniosa e que respeita as diferenças e particularidades familiares”, defendeu.

A defensora pública do DF Lídia Nunes explica que a qualificação do atendimento em Direito de Família é fundamental para oferecer suporte adequado e soluções efetivas às questões complexas relacionadas à estrutura familiar, parte considerável de demandas atendidas pela DPDF que, geralmente, envolvem menores de idade. Apenas em Ceilândia, o número de processos de Família do Núcleo de Assistência Jurídica (NAJ) Deusa Maria de Carvalho cresceu 122% de janeiro a maio de 2023. “É fundamental desenvolver habilidades, conhecimentos e atributos específicos para lidar com os desafios emocionais e legais envolvidos que, geralmente, envolvem crianças, oferecendo suporte efetivo e compassivo e auxiliando os envolvidos a enfrentar questões familiares com segurança e confiança”, destacou.

Para a Analista de Apoio à Assistência Judiciária Gabriela Tomé, a Gerência de Cultura de Paz e Mediação da DPDF também tem grande relevância no curso de formação continuada. Isso porque o método consensual de solução de conflitos no qual as próprias partes são incentivadas a resolver impasses de forma autônoma e harmônica, com o auxílio do mediador, registra marcas expressivas de efetividade e interação interinstitucional. Para se ter uma ideia, mais de 90% das 2,2 mil demandas recebidas em apenas sete meses após a criação do Espaço Conciliar, parceria da DPDF com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), foram solucionadas. “A mediação, como uma forma de resolução de conflitos, oferece um espaço neutro em que as partes envolvidas podem expressar seus pontos de vista e trabalhar juntas para encontrar soluções aceitáveis para ambas. Por isso, a capacitação é fundamental para aquisição de conhecimentos, habilidades e competências, permitindo que os participantes se tornem mais preparados e eficientes”, explicou.

A segunda aula do curso será realizada em 4 de agosto. No encontro, a Defensora Pública do DF Andreia Leardini e a Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Andreia Loli abordarão a confecção da petição inicial na área de família, órfãos e sucessões, além da elaboração das peças. A terceira aula acontecerá em 18 de agosto e contará com a participação da Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Andrea Loli, que dará continuidade à elaboração de petições, além da palestra magna do juiz do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) André Gomma, um dos idealizadores dos métodos autocompositivos de resoluções de controvérsias no Brasil e referência nacional no tema.

A quarta e última aula do curso será realizada em 1º de setembro. Durante o evento, a Defensora Pública do DF Karini Abritta e a Analista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Andrea Loli abordarão o atendimento da infância e da juventude e a elaboração de petições. O encontro contará também com a participação do servidor público da Easjur Marcos Vinícius, que retratará o Sistema Integrado de Transferências (Sit) e o painel de diagnóstico de inteligência processual, além dos boletins da Easjuris, que contemplam uma pesquisa complementar de jurisprudência.

O curso de formação de continuada em Atendimento do Direito de Família, Cultura de Paz e Mediação e Infância e Juventude é um permanente aperfeiçoamento da atuação de servidores da instituição, destinado aos analistas recém-empossados que atuam nas Iniciais e na Gerência de Cultura de Paz e Mediação da DPDF, aos servidores que atuam nas áreas de Família, Infância e Juventude e nos postos de atendimento do Na Hora, além de representantes dos núcleos da DPDF. O intuito é fornecer ferramentas para a atuação qualificada e humanizada, aprimorar e atualizar os conhecimentos e as habilidades profissionais, além de permitir a aquisição de novas competências, aperfeiçoando a assistência prestada aos usuários da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) e oferecendo um serviço público ainda mais humanizado, técnico e de qualidade.

Esta edição do curso foi norteada pelo princípio da prioridade absoluta aos direitos da criança e do adolescente, previsto no artigo 227 da Constituição Federal. O intuito é capacitar os servidores na atuação em relações de família, parte considerável de demandas atendidas pela DPDF, que, geralmente, envolvem menores de idade. A nova qualificação da DPDF abordará, ainda, os fluxos eletrônicos de comunicação entre todos os núcleos da DPDF.

O curso será regido pelo Trilhas de Atendimento, série de publicações idealizadas pela Easjur/DPDF que apresenta abordagem direta e objetiva sobre os principais aspectos práticos em Atendimento em Direito de Família, Gerência de Cultura de Paz e Mediação, Confecção de Petição Inicial na área de Família, Órfãos e Sucessões e Atendimento da Infância e Juventude. A capacitação contará, ainda, com a apresentação do Manual Prático da Gerência de Cultura de Paz e Mediação da Easjur/DPDF; das cartilhas Casos de Família; Cultura de Paz e Solução Extrajudicial de Conflitos; Vamos falar de família? Curiosidades do Direito de Família na visão da Defensoria Pública; Os Direitos da Criança e do Adolescente; e Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio, além do Protocolo de Atuação em Favor de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?