Escassez de água afeta 907 municípios brasileiros
A informação foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante discussões sobre crise hídrica
atualizado
Compartilhar notícia
A escassez total ou parcial de água é um problema enfrentado por 907 municípios brasileiros, ou 16% do total. A informação foi dada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nesta terça-feira (20/3), durante sua participação no 8º Fórum Mundial da Água, que termina na sexta (23).
Por isso, ele avalia serem imprescindíveis políticas estruturantes e conjuntas. “A seca faz parte da história e da cultura do nosso país e não se resume mais ao Nordeste”, disse Helder Barbalho.O ministro participou do painel Crise Hídrica no Brasil, mediado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Segundo o chefe do Executivo, o racionamento no Distrito Federal, que começou a valer em janeiro do ano passado, é resultado de crescimento desordenado do solo, aumento populacional, falta de investimentos públicos em captação e tratamento de água nos últimos 16 anos e nível de chuvas abaixo do esperado.
Rollemberg voltou a dizer que o fim do racionamento ocorrerá neste ano. Contudo, a situação só será reavaliada a partir do fim do período chuvoso. O evento teve início às 11h e contou ainda com a participação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e do presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga. (Com informações da Agência Brasília)