Erro de digitação quase provocou a colisão entre dois aviões comerciais no Aeroporto de Brasília. Ouça aúdio
Áudio da conversa entre controladora de voo e piloto revela o descuido. No diálogo, piloto admite erro e pede desculpa
atualizado
Compartilhar notícia
Um erro de digitação quase provocou a colisão entre dois aviões no Aeroporto Internacional de Brasília na última quarta-feira (2/3). A constatação veio após a divulgação do áudio com a conversa entre um piloto da companhia Gol e a torre de comando. No diálogo, a controladora de voo pergunta ao piloto qual o motivo para ele mudar a rota da aeronave.
Controladora: “Voo 1402 confirma o motivo da curva à direita após a decolagem?”
Piloto: “Vou dar uma conferida aqui, só um instantinho, para ver se está tendo alguma diferença entre a carta e o software”.Pausa
Piloto: “Foi é…1402. Foi um erro de digitação aqui. Queira desculpar”.
O avião da Gol Linhas Aéreas ia para a João Pessoa (PB). Ao mudar o destino, quase se chocou com a aeronave da empresa Avianca, que ia para Goiânia.
Ouça áudio completo:
Histórico
Esta é a segunda vez que ocorre esse tipo de incidente no aeroporto. No dia 23 de fevereiro, um controlador de voo impediu que dois aviões também colidissem após decolarem do terminal.
Os aviões deixariam o aeroporto, simultaneamente, por volta das 7h30. As aeronaves seguiriam por rotas distintas. O avião identificado como PR-BSI teria que fazer uma curva para direita, em direção a Guarulhos, São Paulo. Segundo informações preliminares, a aeronave estaria a serviço da Polícia Federal e seguia para transportar o marqueteiro do PT João Santana ao Paraná.
O piloto não respeitou a recomendação e acabou se deslocando à esquerda e interferiu na decolagem de um avião da FAB. Rapidamente o controlador aéreo notou a falha, alterou as rotas e impediu a colisão.