Equipes de 122 creches parceiras do GDF voltam às escolas para preparar aulas
Será uma semana de ambientação. No dia 5 de julho, as 22.967 crianças de 0 a 5 anos atendidas voltam às atividades presenciais
atualizado
Compartilhar notícia
As 122 creches parceiras da Secretaria de Educação receberão as equipes de profissionais nesta segunda-feira (28/6), quando começa a semana de ambientação, acolhimento dos profissionais e preparação para o retorno das crianças. Em 5 de julho, as 22.967 crianças de 0 a 5 anos atendidas voltam às atividades presenciais.
As creches estavam fechadas para o ensino presencial desde março de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus. Com a vacinação de professores e outros profissionais que atuam nesses estabelecimentos de ensino, foi possível retomar o recebimento dos pequenos.
Para o retorno, a Secretaria de Educação elaborou um guia de boas práticas, que será usado pelas Instituições Educacionais Parceiras (IEPs).
Precauções
O guia analisa a importância de família e instituição trabalharem juntas. A intenção é proporcionar conforto emocional e bem-estar às crianças. As unidades de ensino estão orientadas a ter canais de comunicação com pais, mães e responsáveis legais a fim de evitar aglomeração.
Se qualquer criança apresentar sintomas de gripe ou resfriado, como febre e mal-estar, ou de Covid-19, ela deve permanecer com atividades remotas.
A família deverá procurar uma unidade de saúde e comunicar à escola. Se os sintomas na criança forem detectados na instituição educacional parceira, ela deverá ser isolada das demais e a família avisada e orientada a buscar atendimento médico.
Da mesma forma, profissionais de educação que apresentarem sintomas deverão permanecer em trabalho não presencial e ir a uma unidade de saúde.
As crianças e demais pessoas que tiveram contato com indivíduos com suspeita de Covid-19 deverão ser monitoradas.
Distanciamento
O documento aborda questões como distanciamento; necessidade do uso de máscaras para crianças a partir de 3 anos; troca de máscara a cada três horas; verificação da temperatura; e organização na entrada e nos horários das refeições para evitar aglomerações.
Além disso, as creches devem oferecer produtos de higienização em todos os ambientes. Os brinquedos não poderão ser compartilhados.