Equipe do Samu realiza primeiro parto de gêmeos no DF em ambulância
A mãe, de 25 anos, e as duas meninas foram levadas ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT). As bebês são prematuras e estão na UTI Neonatal
atualizado
Compartilhar notícia
A mãe, de 25 anos, e as duas meninas foram levadas ao Hospital Regional de Taguatinga (HRT). As gêmeas nasceram com 1.150 kg e 1.110 kg, consideradas de baixo peso. Embora sejam pacientes de risco, elas estão estáveis e internadas na UTI neonatal do HRT.
O atendimento inicial foi prestado por uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu. Mas, como se tratava de parto gemelar, foi necessário acionar a equipe da Unidade de Suporte Avançado (USA), única do Brasil na área pública de saúde, formada por pediatra e enfermeira especializadas no atendimento a recém-nascidos.
A equipe USA prosseguiu o atendimento ao parto gemelar. Ainda ligadas ao cordão umbilical, as bebês prematuras passaram pelo clampeamento do cordão, aspiração orotraqueal, aquecimento, receberam suporte ventilatório e oxigenoterapia, sendo encaminhadas ao Centro Obstétrico do HRT em condições estáveis. (Com informações da Secretaria de Saúde)