metropoles.com

Equipe do DF brilha em campeonato nacional de saltos ornamentais

Sob a orientação de César Castro, ex-atleta olímpico, os jovens saltadores trouxeram medalhas para o Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material enviado ao Metrópoles
equipe-do-df-brilha-em-campeonato-nacional-de-saltos-ornamentais-1
1 de 1 equipe-do-df-brilha-em-campeonato-nacional-de-saltos-ornamentais-1 - Foto: Material enviado ao Metrópoles

A equipe de saltos ornamentais do Distrito Federal foi destaque no campeonato nacional da modalidade, realizado em São Paulo, com a conquista de diversas medalhas. Sob orientação de César Castro, ex-atleta olímpico, os jovens saltadores impressionaram pelo desempenho, trazendo ouros, pratas e novos sonhos para Brasília.

Lucas Menezes, de 11 anos, brilhou no torneio ao conquistar o ouro. Matheus Menezes, pai do atleta, destacou a emoção de ver o filho no topo do pódio. “Dá um orgulho enorme ver o esforço, a dedicação e a responsabilidade de um menino ainda tão novo serem recompensados no lugar mais alto do pódio. São muitas renúncias, ao mesmo tempo que ele mantém as notas altas na escola.”, afirmou.

Ele também elogiou o comprometimento da equipe e do técnico. “O César é um cara muito profissional, que dedica 100% do seu tempo para os meninos. Ele é exemplo de comprometimento, foco e excelência técnica. Além disso, tem paciência para esperar o tempo de cada um, fazendo com que eles primeiro se apaixonem pelo esporte e só depois se dediquem ao alto rendimento.”

Outro destaque foi Murilo Rodrigues, de 13 anos, que conquistou duas medalhas de prata no trampolim. Seu pai, Kleber Rodrigues, também exaltou o impacto do técnico e da equipe. “O exemplo de vida que o César passa para as crianças incentiva os bons hábitos, os estudos, a dedicação e o esforço em tudo que fazem”, disse. Sobre a preparação, ele contou que “foi bastante intensa, com treinos diários e aos sábados, além da dificuldade em conciliar os estudos com a prática esportiva.”

Kleber destacou ainda o impacto positivo do esporte na vida do filho. “O esporte traz muita responsabilidade, dedicação e persistência. Ele aprende a lidar com frustrações, vitórias e superações. Meu filho até diz que quer seguir na área, seja como atleta ou profissional da educação física.”

O envolvimento com os saltos ornamentais não se limita mais aos jovens atletas da equipe do DF. Matheus Menezes, pai de Lucas, revelou que até os pais decidiram entrar na rotina de treinos. “Tem um negócio bem legal, eu e o Kleber estamos treinando agora com os meninos, a gente começou a fazer esse ano também. Você vê que os meninos e o professor estão incentivando até os coroas agora”, brincou. A iniciativa, segundo ele, reforça ainda mais o espírito de união e comprometimento dentro do grupo, ampliando o impacto positivo do esporte para toda a família.

Apesar do sucesso, os pais apontam dificuldades. Matheus ressaltou a falta de apoio financeiro. “Como todo esporte, falta incentivo, aí sobra para o ‘paitrocínio’. Falta principalmente para o treinador também.” Kleber também compartilhou a mesma visão: “o esporte de saltos ornamentais ainda é pouco divulgado e incentivado no Brasil, infelizmente”, disse o pai de Murilo.

César Castro, técnico da equipe e ex-atleta que representou o Brasil em quatro Olimpíadas, falou sobre sua missão de formar novos talentos. “Hoje o objetivo é formar atletas da base, formar aquela criança que não sabe nada. Às vezes, não sabe nem nadar direito. Ensino o básico e depois começo a ensinar a saltar”, explicou. Ele ainda compartilhou a alegria de ver seus alunos competirem. “Quando vejo meus alunos saltarem, me traz de volta a sensação de atleta”, disse.

Veja:

8 imagens
1 de 8

Material enviado ao Metrópoles
2 de 8

Material enviado ao Metrópoles
3 de 8

Material enviado ao Metrópoles
4 de 8

Material enviado ao Metrópoles
5 de 8

Material enviado ao Metrópoles
6 de 8

Material enviado ao Metrópoles
7 de 8

Material enviado ao Metrópoles
8 de 8

Material enviado ao Metrópoles

Mesmo com os desafios, a equipe do DF segue mirando novos horizontes. Murilo já projeta novas conquistas. “No ano de 2025, quero trazer a medalha de ouro”, afirmou. Já Lucas, segundo Matheus, sonha em um dia representar o Brasil nas Olimpíadas.

O sucesso da equipe também tem gerado impacto local. Matheus revelou que, atualmente, cerca de 100 alunos já treinam a modalidade no colégio Mackenzie, onde César Castro desenvolve o trabalho. “Treinar com um atleta olímpico é uma grande oportunidade, e os meninos já têm essa consciência”, concluiu.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?