Vídeo: EPTG terá 3 faixas bloqueadas para obras na Epig a partir de 4ª
Obra ocorrerá em trecho de 640m, da altura do viaduto da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) até a chegada à Octogonal. Entenda
atualizado
Compartilhar notícia
A Estrada Parque Taguatinga (EPTG) terá alterações no tráfego, a partir desta quarta-feira (10/1). A via conta com uma nova faixa de rolamento no canteiro central — após a última passarela de pedestres, no sentido Eixo Monumental —, durante a construção do corredor de ônibus BRT na Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig).
A obra ocorrerá em um trecho de 640 metros, da altura do viaduto da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) até a chegada à Octogonal. Os motoristas que seguirem rumo ao Eixo Monumental terão de trafegar pela faixa reversa ou pela marginal da EPTG. Se o destino for o Setor Policial Sul, será necessário seguir pela marginal.
No trecho em obras, três das quatro faixas da Estrada Parque Taguatinga ficarão totalmente bloqueadas. A única livre, a mais próxima à direita, será exclusiva para o transporte coletivo. Os demais veículos terão de trafegar pela faixa reversa — aberta no canteiro central — ou pela pista marginal, também no sentido Eixo Monumental.
Veja as mudanças:
No caso de quem trafega pela Epia, quem precisar acessar a Epig deverá usar o retorno em frente à sede da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), pois o viaduto que dá acesso à estrada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) ficará interditado durante o período das obras.
“Essa é a primeira de uma série de desvios de trânsito adotada ao longo da via [EPTG-Epig] para continuidade das obras do Corredor Eixo Oeste. Vamos aproveitar esse período de férias escolares, em que o fluxo de veículos é menor, para que os motoristas possam se adaptar à mudança”, afirmou a secretária-executiva de Obras do Distrito Federal, Janaína Chagas.
As obras na Epig serão para abertura de uma faixa exclusiva para ônibus no sistema BRT, além da construção de nove viadutos, estações de parada, passagens para pedestres e ciclovias. Os serviços serão executados em seis trechos.
“Vamos usar os primeiros dias para observar o comportamento do trânsito e fazer os ajustes necessários. Contaremos com o apoio de agentes de trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem para orientação dos motoristas”, acrescentou a secretária-executiva.
O primeiro trecho das obras, na interseção da EPTG com a Epig, inclui a construção de corredor BRT e de dois viadutos, a abertura de ciclovias, obras para drenagem, pavimentação, sinalização e paisagismo, bem como instalação de calçadas e de mobiliário urbano.
Com informações da Agência Brasília