1 de 1 Neoenergia Brasília
- Foto: Divulgação/Neoenergia
A explosão que deixou dois técnicos da Neoenergia feridos durante a realização de uma manutenção nesta sexta-feira (9/8) chegou a derreter os equipamentos de proteção individual (EPIs) de um dos funcionários, afirmaram familiares ao Metrópoles. Dado o grau da explosão, os EPIs de Emerson de Oliveira, 51 anos, não resistiram ao impacto. Ele sofreu queimaduras nos braços, costas e cabeça e teve 60% do corpo atingido.
Pelo menos três técnicos realizavam uma manutenção emergencial na subestação de energia que atende a Asa Norte (DF), que ficou sem energia durante boa parte do dia. Emerson era o mais próximo do disjuntor que teria causado o acidente. O técnico está internado no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Segundo a família, representantes da Neoenergia estiveram na unidade dando o suporte ao funcionário e aos parentes.
“Estamos bem abalados, a esposa dele precisou ser medicada. Os filhos estão inconsoláveis”, disse a influenciadora digital Milena Galvão, 24 anos, nora de Emerson. “Todos estamos em estado de choque.” O funcionário tem cinco filhos e um neto. Segundo Milena, ele trabalha na companhia há 15 anos.
Além de Emerson, um funcionário de 29 anos se feriu. Ele teve queimaduras nas pernas e nos braços e também está internado no Hran, mas está consciente, ainda de acordo com familiares do primeiro ferido. O terceiro colaborador estaria mais distante do disjuntor e não foi atingido.
Em nota, a Neoenergia confirma que dois colaboradores foram feridos e, de acordo com a empresa, passam por exames e procedimentos médicos. As causas da ocorrência estão sendo investigadas.
“A Neoenergia está oferecendo todo o suporte necessário para eles e seus familiares”, informou a companhia.
Quadras sem energia
Várias quadras da Asa Norte ficaram sem energia a tarde inteira. Enquanto algumas regiões tiveram o fornecimento normalizado, outras seguiram com interrupção no serviço durante a noite.
Quadras como 106, 107, 116 e 315 Norte adentraram a noite ainda sem energia. Vídeos obtidos pelo Metrópoles mostram a escuridão em alguns pontos da região.
Veja:
Nas redes sociais, moradores reclamam da falta de luz repentina. “Minha quadra inteira está sem energia desde hoje de manhã e não voltou até agora! Elevadores parados, luzes de emergência quase sem bateria, casa no escuro, geladeira desligada… o site diz que a manutenção seria realizada entre 9h30 e 13h30”, disse um morador da região.
5 imagens
1 de 5Reprodução/X
2 de 5Reprodução/X
3 de 5Reprodução/X
4 de 5Reprodução/X
5 de 5Reprodução/X
Os moradores alegam que não foram previamente avisados da interrupção. “A Asa Norte inteira está sem energia há mais de uma hora porque a Neoenergia decidiu fazer manutenção sem aviso prévio”, escreveu uma usuária no X (antigo Twitter), por volta das 13h. “Fazem manutenção sem avisar e nem prazo para resolução tem?!”, comentou outro.
Em nota, a Neoenergia afirmou que, na manhã de hoje, precisou “realizar uma manutenção emergencial na subestação que atende a região”. “Durante a execução do serviço, foi necessária a interrupção do fornecimento de energia para algumas quadras da Asa Norte”, disse o órgão, sem especificar quais as quadras prejudicadas. “Por esse motivo, novas interrupções ainda podem ocorrer ou casos pontuais podem surgir”, completou.
A empresa declarou ainda que as equipes “seguem trabalhando para normalizar o fornecimento de energia” e que “o término completo do serviço está previsto para hoje, 9/8”. A Neoenergia não informou um prazo exato para o restabelecimento total.