Entrega de doações para a Bahia encerra-se neste domingo. Veja locais
A força-tarefa do GDF arrecadou, até o momento, mais de 36 toneladas de alimentos e roupas, além de 9 mil litros de água potável
atualizado
Compartilhar notícia
Interessados em ajudar moradores atingidos pelas chuvas no sul da Bahia têm até este domingo (2/1) para a entrega de doações. A força-tarefa do Governo do Distrito Federal (GDF) arrecadou, até o momento, mais de 36 toneladas de alimentos e roupas, além de 9 mil litros de água potável.
Coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF), a mobilização pede que os donativos sejam entregues exclusivamente nas unidades da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF) e da Defesa Civil do DF.
De preferência, que as doações sejam de alimentos não perecíveis (cestas básicas), produtos de higiene pessoal e limpeza. O material arrecadado passa por triagem no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros e, a partir da próxima terça-feira (4/1), será escoltado pelas forças de segurança até a Bahia. Não existe a possibilidade de doações em dinheiro, via PIX, depósitos, transferências e outros.
O DF enviou uma equipe com 20 bombeiros e cinco policiais militares para compor a força-tarefa que atua no auxílio às vítimas na Bahia. Nesse sábado, uma equipe do CBMDF resgatou um homem que foi levado pela correnteza em Jequié (BA). Toda a ação foi registrada.
Estrago das chuvas
Na Bahia, mais de 91 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em decorrência das fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias. Além disso, 25 indivíduos morreram e 517 ficaram feridos. Dos 141 municípios afetados pelas chuvas, 132 declararam situação de emergência.
Na última sexta (31/12), o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou uma medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 700 milhões para ajudar regiões afetadas pelas fortes chuvas, em especial Bahia e Minas Gerais.