Vídeo: presos denunciam morte de interno dentro de cadeia em Luziânia (GO)
Detentos afirmam que solicitaram atendimento médico ao interno que estava doente, mas o pedido não teria sido acatado pela administração
atualizado
Compartilhar notícia
Presos da Casa de Prisão Provisória (CPP) de Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal, gravaram um vídeo de dentro de uma das celas para denunciar a morte de um interno.
Nas imagens, os detentos mostram o corpo de um homem em uma das camas do aposento e afirmam que solicitaram atendimento médico ao preso, mas que o socorro teria sido negado pela administração penitenciária.
“Preso morrendo já tem mais de uma semana aqui. Tudo por causa de negligência. Estavam pensando que os caras estavam brincando, falando que queria ir na UPA, que tava passando mal, para trazer celular. Mas não”, afirma um dos presos na gravação.
Veja:
Os detentos dizem desconhecer a causa do falecimento, mas afirmam que outro interno teria morrido recentemente na mesma cela. Luziânia já registrou três óbitos em decorrência do novo coronavírus, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura na última sexta-feira (02/05).
A 3ª Coordenação Prisional Regional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), responsável pela administração da CPP de Luziânia, afirmou, por meio de nota, que “já foram tomadas as devidas providências em relação a morte do detento encontrado sem sinais vitais em uma das celas do presídio neste sábado (02/03)”.
No texto, a instituição nega negligência e afirma que “o referido custodiado estava sob acompanhamento médico”. Ainda de acordo com a GPAP, o celular utilizado para gravar o vídeo foi localizado e recolhido por policiais penais.