Turistas são retirados do Vale da Lua após incêndio atingir parque
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, o fogo cercou cerca de 100 turistas no local e um deles teve queimaduras leves nos pés
atualizado
Compartilhar notícia
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CMBGO) combate um incêndio florestal no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, neste domingo (12/9). Segundo a corporação, equipes estão no local desde as 11h. Até a última atualização desta matéria o fogo ainda não havia sido controlado.
De acordo com o CBMGO, o incêndio teve início na margem de um rio. As chamas cercaram aproximadamente 100 turistas no local e um deles teve queimaduras leves nos pés.
Equipes do CBMGO, ICMbio, PrevFogo e brigadistas voluntários atuam no combate às chamas e no resgate dos turistas. O Vale da Lua está fechado para visitação no momento, segundo o Corpo de Bombeiros.
“Todos os turistas foram resgatados e retirados do local com segurança. Após a evacuação, pôde-se iniciar o combate utilizando as aeronaves do ICBMbio”, diz a nota do Corpo de Bombeiros de Goiás.
Veja imagens:
Susto
Jéssica Germano, de 31 anos, é de Brasília, mas atualmente mora em Portugal. Ela estava com o marido na Chapada dos Veadeiros desde quinta-feira (9/9). Neste domingo, o casal estava no Vale da Lua quando foi surpreendido pelo incêndio.
“Eu tinha ido para a Chapada passar uns dias com o meu marido, que é português, para ele conhecer. Hoje era nosso último dia”, conta. “A gente chegou no Vale da Lua umas 9h, porque queríamos ficar só um pouco para voltar cedo para Brasília. Estávamos na piscina principal e aí começou a chegar mais gente. Demos um mergulho e começamos a levantar para ir embora. Foi quando, umas 10h, eu olhei para cima e já vi uma fumaça na direção da mata que ficava perto da trilha de entrada”, completa.
A turista relata que, em seguida, ela e o marido resolveram sair do local. “Vi o bombeiro passando o rádio para o pessoal lá de cima e a gente tentou logo ir subindo”, diz. “A orientação que os brigadistas davam era que a gente ficasse ali esperando passar, porque o fogo estava na trilha. Tinha muita fuligem. A gente ficou mais ou menos uma hora no sol, sentado nas pedras, porque era o único local seguro.”
Momentos depois, quando chegaram as equipes do CBMGO, o grupo de turistas que estava na região foi guiado por bombeiros para sair do local. “Nesse momento, o nosso receio era em relação aos carros, porque o fogo estava próximo da recepção, do início da trilha, e todos os carros estavam ali, tinha combustível. Estava queimando tudo muito rápido, então foi meio desesperador”, narra.
Apesar do susto, com a ajuda dos bombeiros, o grupo que estava na região conseguiu sair de lá. “A gente entrou no carro logo e subiu, começou a sair do Vale da Lua, porque eles falavam que o fogo não estavam controlado e que era melhor a gente sair logo. Tinha muita criança, algumas pessoas idosas. Um senhor que precisou de ajuda, foi amparado para sair, porque estava muito calor, muito quente, então foi complicado”, relata Jéssica.
O Metrópoles procurou a assessoria de imprensa da Chapada dos Veadeiros para obter mais informações sobre a interdição do parque durante a operação de combate ao incêndio florestal e aguardava retorno até a publicação deste texto.