Prefeitos de 14 dos 33 municípios do Entorno do DF disputam reeleição
Os atuais chefes do Executivo municipais de regiões turísticas como Pirenópolis, em Goiás, estão entre eles
atualizado
Compartilhar notícia
Em 11 dias, os eleitores dos municípios brasileiros escolherão seus prefeitos e vereadores. O primeiro turno do pleito eleitoral terá novos candidatos e velhos conhecidos da população. Nos 33 municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), sendo quatro pertencentes a Minas Gerais e o restante a Goiás, 14 gestores atuais querem se manter no cargo.
Eles declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a disputa à reeleição. Em 15 de novembro, passam pela primeira prova de aprovação do trabalho realizado à frente das prefeituras. Será o crivo da aprovação ou reprovação.
Ao todo, segundo levantamento feito pela reportagem do Metrópoles a partir de informações do portal Divulgacand, 12 cidades de Goiás e duas de Minas Gerais terão seus gestores atuais na disputa. As regiões turísticas como Pirenópolis, Alto Paraíso de Goiás e São João da Aliança, as duas últimas na Chapada dos Veadeiros, estão entre as que avaliarão os atuais prefeitos nas urnas.
Além delas, concorrem à reeleição os prefeitos dos municípios goianos de Alexânia, Alvorada do Norte, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cristalina, Flores de Goiás, Luziânia, Niquelândia e Simolândia. Em Minas, Arinos e Buritis têm candidatos à reeleição.
Com problemas antigos e agravados pela pandemia do novo coronavírus, os eleitores vão às urnas carregados de desejos de obter melhorias em questões sociais, redução da violência e melhor atendimento nas áreas de saúde, educação e segurança pública.
Confira as regiões e quem são os candidatos à reeleição do Entorno do DF: