metropoles.com

Polícia de Goiás atrás da Firma: organização facilitava fuga de presos

Quatro agentes prisionais são suspeitos de participarem do esquema. Dois deles estão detidos, enquanto dois seguem foragidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPP de Luziânia
1 de 1 CPP de Luziânia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em operação nesta terça-feira (24/09/2019), a Polícia Civil de Goiás foi atrás de quatro servidores do sistema penitenciário do estado – dois concursados e dois temporários. A ação tinha como objetivo desmontar uma organização criminosa com o nome de “A Firma”, em Luziânia (GO).

O grupo é suspeito de favorecer fugas e transferências de presos do Centro de Prisão Provisória de Luziânia (foto em destaque). Dois deles foram detidos ainda pela manhã. A polícia está atrás de outros dois.

A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) divulgou nota informando que instituição colabora com a Polícia Civil “desde o início das investigações sobre o caso que desencadeou a Operação Redenção”. O diretor-geral do órgão, coronel Wellington Urzeda, designou a Corregedoria Setorial do órgão para acompanhar os cumprimentos de mandados de prisão de servidores penitenciários investigados.

“A DGAP abriu procedimentos internos, na forma da lei, para que haja também a apuração administrativa, além da criminal, para a aplicação das sanções cabíveis”, diz a nota.

Na padaria

O caso que desencadeou a operação foi o da fuga de Rodolfo de Lima Pereira. Em 6 de agosto deste ano, ele pintava o muro do Centro de Prisão Provisória de Luziânia. Então, saiu andando, sem que ninguém o detivesse. Depois, câmeras filmaram o presidiário em uma padaria da cidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?