Menino de 11 anos é espancado até a morte no Entorno do DF
Garoto tinha sido levado ao menos oito vezes à delegacia acusado de furtos e roubos e estava sendo ameaçado de morte
atualizado
Compartilhar notícia
Um menino de 11 anos foi encontrado morto em um terreno baldio em Águas Lindas (GO), no Entorno do Distrito Federal, nessa terça-feira (05/11/2019). A vítima, que foi levada pelo menos oito vezes para a delegacia somente este ano, tinha sinais de espancamento. A suspeita é de que o garoto tenha sido assassinado com pedaços de pau ou ferro.
O corpo foi localizado por populares às margens de um córrego, no bairro Setor 07, próximo à quadra 61 E, lote 19A. O garoto foi autuado diversas vezes por furtos e roubos e estava sendo ameaçado de morte. A criança já havia passado por alguns traumas, como abuso sexual quando menor e morte de seu irmão mais velho.
Cleiton Vital de Oliveira, conselheiro tutelar de Taguatinga Norte, acompanhava o caso do menino. Ele afirmou que a vítima fazia uso de substâncias entorpecentes e se tornava agressiva quando estava drogado.
Por muitas vezes, o conselho e a família do menino tentaram encaminhá-lo para internação compulsória, porém ele teria se recusado a passar por avaliação. “Tentamos por várias vezes fazer os exames com ele, mas nem com a gente nem com a mãe ele ia”, afirmou. A mulher mora em Brasília, mas o menino vivia mais nas ruas.
Cleiton ainda conta que a busca e apreensão do garoto estava próxima de sair nesta semana para realização do laudo. “É uma pena porque a Vara da Infância ia expedir a busca e apreensão dele para realizar os exames, e aí ele seria internado compulsoriamente”. O conselheiro lamentou a situação. Segundo ele, houve falha do Estado. “Vemos com muita tristeza essa situação porque era uma criança que poderia estar estudando”, afirmou.
O caso é investigado pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Águas Lindas. Os investigadores suspeitam de vingança, uma vez que o menino estava recebendo ameaças por conta dos casos de furto e roubo que tinha se envolvido. No dia anterior em que foi achado morto, por exemplo, ele teria cometido dois crimes.
Ainda de acordo com informações, ele teria começado a praticar furtos aos 7 anos.