metropoles.com

Mandetta anuncia hospital de campanha em Águas Lindas

Unidade será modelo e deve ser erguida nos próximos dias na cidade do Entorno do Distrito Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mandetta em discurso
1 de 1 Mandetta em discurso - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse nessa terça-feira (31/03) que o primeiro hospital de campanha que o governo federal pretende erguer no país ficará em Águas Lindas, município goiano do Entorno do Distrito Federal.

A unidade, que ainda não começou a ser construída, ficará na área central da cidade. Terá atendimento de primeiros socorros e receberá também casos mais críticos. Deve receber especialmente pacientes das cidades do Entorno. Em coletiva à imprensa nessa terça, o ministro disse que o Hospital de Campanha é um pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

“O ministro Tarcísio (Tarcísio Gomes de Freitas, ministro de Infraestrutura) já recebe amanhã (quarta) a planta com todos os itens necessários definidos pelo Ministério da Saúde. Ele vai atrás, põe em pé, funcionando para a gente chegar pro governador: está aqui, governador, isso aqui é o que você me pediu. Porque o esforço que ele já fez nos grandes centros dele, agora aqui a gente vai fazer”, disse Mandetta.

No dia 26 de março, o estado de Goiás registrou a primeira morte por coronavírus. Trata-se de uma paciente de 66 anos, que estava internada no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) em Goiânia e foi transferida para Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal.

A vítima, que morava no município goiano que fica a menos de 80 km do DF, era portadora de uma série de comorbidades, como hipertensão, doença pulmonar, diabetes, e teve dengue recentemente.

Valparaíso tem três casos confirmados da doença. Outros cinco estão em investigação.

No DF, a Secretaria de Saúde planeja inaugurar, dentro de 15 a 20 dias, um hospital de campanha para o combate ao novo coronavírus no Estádio Nacional Mané Garrincha. Serão 200 leitos de ambulância instalados no primeiro piso da arena esportiva.
A obra passou por vistoria na segunda-feira (30/03). “Para cada 200 leitos de retaguarda, nós temos 100 com suporte respiratório. Estamos na fase de estruturação desses leitos. Será um hospital montado aqui, essencialmente com o atendimento básico”, disse o secretário de Saúde do DF, Francisco de Araújo Filho.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?