Justiça libera obra de resort no centro histórico de Pirenópolis (GO)
Empreendimento será erguido ao lado da Igreja Nosso Senhor do Bonfim. A previsão é que a obra esteja pronta em até quatro anos
atualizado
Compartilhar notícia
A 3ª Câmara Cível da Justiça de Goiás cassou a liminar que suspendeu as obras de um resort no centro histórico de Pirenópolis (GO), cidade a 150 quilômetros do DF, alvo de ação popular que questionava o licenciamento do empreendimento. Com isso, a construção será retomada imediatamente.
Desde julho, a obra do Quinta Santa Bárbara Eco Resort está embargada. A liberação foi pedida pela prefeitura da cidade, que alega que o empreendimento teria cumprido todas as exigências para obter as aprovações previstas em lei, o que incluiu uma análise dos órgãos fiscalizadores competentes, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as secretarias de Meio Ambiente, as concessionárias estaduais de água e energia.
A arquiteta Juliana Mesquita, autora do projeto arquitetônico, esclarece que, ao contrário do temor do moradores, o Quinta Santa Bárbara Eco Resort não descaracterizará a arquitetura, nem causará superlotação do município. No total, serão 192 apartamentos de um ou dois quartos – o volume equivale à movimentação de cerca de sete pousadas médias da cidade.
De acordo com ela, o resort será construído em estilo colonial e as edificações terão altura máxima de 8,5m, em até dois pavimentos. A área total do empreendimento é de 60 mil m², sendo 30 mil m² de áreas verdes, que incluem a área de preservação permanente (APP).