metropoles.com

GO: PM diz ser vítima de Césio-137 e pede indenização; Justiça nega

PM aposentado entrou na Justiça pedindo pensão especial e indenização por danos morais após suposto contato com Césio-137 em Goiás

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
cesio 137
1 de 1 cesio 137 - Foto: Divulgação

A Justiça negou o pedido de pensão e indenização de um policial militar aposentado que teria tido contato com Césio-137 em Goiás. O homem afirmava que, na época do acidente, em 1987, foi designado para promover a segurança de locais contaminados pelo elemento radioativo, sem orientação ou equipamentos apropriados de proteção individual. Ele ainda alegou que, com isso, foi acometido por doenças crônicas.

O PM pedia a concessão de pensão especial e indenização por danos morais, apresentando um relatório médico com diagnóstico de radiodermatite crônica. Porém, a 11ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença anterior do Juízo da 1ª Vara da Seção Judiciária de Goiás (SJGO), negando os pedidos.

O relator no TRF 1 foi o desembargador federal Newton Ramos. Ao analisar o caso, ele destacou que a junta médica que realizou o laudo com diagnóstico de radiodermatite crônica não constatou incapacidade laborativa, ainda que parcial.

O desembargador federal ainda ressaltou que os depoimentos colhidos não confirmam a exposição do PM aposentado à contaminação pelos rejeitos radiativos. Segundo ele, na época em que o policial alegou ter trabalhado nos locais contaminados, o material já estava totalmente armazenado, com monitoramento frequente realizado pelos técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O Colegiado acompanhou o voto do relator de forma unânime, negando os pedidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?