FAB investiga queda de avião de pequeno porte no Entorno do DF
Das quatro vítimas, três foram trazidas em estado grave para o Instituto Hospital de Base, a maior unidade de saúde do DF
atualizado
Compartilhar notícia
A Força Aérea Brasileira (FAB) investigará um acidente aéreo ocorrido por volta das 14h30 desta quarta-feira (1º/8) no Entorno do Distrito Federal. Segundo a Polícia Militar do DF, a aeronave de pequeno porte caiu na fazenda Sagrada Família, no Km 51 da BR-010, em São Gabriel. Quatro pessoas ficaram feridas. Três em estado grave. Elas foram trazidas para o DF.
O avião vinha de Tocantins para Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Todos os ocupantes seriam funcionários da empresa Produtiva Sementes. As vítimas trazidas para o Instituto Hospital de Base (IHB), a maior unidade de saúde do DF, são: Luciano Fagner de Oliveira Bittar (piloto), 37 anos; Evandro José Biesek, 36; e Jarles Barbosa Cardoso, 32.
Carlos Eduardo Gomes disse que Jarles, seu cunhado, aparentava estar bem quando deu entrada no Instituto Hospital de Base. “Estava um pouco confuso, mas não quebrou nada. Só está bem machucado”, completou.
A FAB informou, por meio de nota, que profissionais do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vão iniciar, nesta quinta-feira (2/8), a apuração das circunstâncias do acidente envolvendo a aeronave PT-RKA.
Na primeira etapa, chamada de ação inicial, são coletados dados. Segundo a FAB, nessa fase, os investigadores fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, reúnem documentos e ouvem relatos de pessoas que possam ter observado a queda.
A Força Aérea Brasileira explicou, ainda, que a apuração tem objetivo de prevenir novos acidentes com as mesmas características. Cabe a outros órgãos apontar se houve culpados e, se for o caso, encaminhar o assunto à Justiça.
Apta a voar
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave é registrada na categoria de serviços aéreos privados. O modelo EMB-711ST, fabricado em 1981, está apto a voar, pois possui Certificado de Aeronavegabilidade (CA) e Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia. O último documento, porém, vence no próximo dia 8.