De Bin Laden a Obama. Veja os nomes mais inusitados das eleições do Entorno
Candidatos apostam na criatividade para tentar se destacar dos concorrentes. Há inspiração de todos os lugares
atualizado
Compartilhar notícia
Candidatos a prefeito e vereador nas cidades do Entorno do Distrito Federal têm usado a criatividade para tentar chamar a atenção do eleitor que irá às urnas no dia 15 de novembro. Com nomes que mais são apelidos ou quase uma propaganda de onde trabalham, os concorrentes buscam conquistar votos mais pelo humor do que pelas propostas, afinal, a propaganda eleitoral ainda não começou e nem todos terão tempo suficiente para detalhar a plataforma política nas veiculações de rádio e TV.
As inspirações são diversas. No mundo da música, por exemplo, um candidato de Barro Alto (GO), cidade a 200km do centro de Brasília, voltou ao ano de 2002 e se intitulou Nego Drama, sucesso do grupo Racionais MC’s no álbum Nada como um Dia após o Outro Dia.
Vários DJs e MCs também buscam uma vaga nas Câmaras de Vereadores das cidades do Entorno. Um dos candidatos de Santo Antônio do Descoberto (GO), no entanto, pensou em aproveitar o mix de músicas e lançar a candidatura como Juninho da Balada.
Os programas de televisão também moldam o modo de pensar dos candidatos. Em Abadiânia (GO), o postulante a prefeito é homônimo do personagem Paulo Paulada, da extinta TV Colosso. Ainda em Abadiânia, um candidato a vereador é chamado de Corujão do Esporte, programa que passava nas madrugadas da TV Globo, e no Novo Gama (GO), um postulante à câmara municipal da cidade é o Rei do Gado, assim como a novela protagonizada por Antônio Fagundes.
Tudo para chamar a atenção
Conforme explica o cientista político Leonardo Leite, esses nomes são utilizados para tentar um destaque em meio a um mar de candidatos. “Cria uma espécie de diferencial, um apelo mais popular. Muitos usam que são ‘da saúde’ ou ‘do bairro tal’ para trazer alguma proximidade do eleitor”, relata.
Em Corumbá de Goiás (GO), por exemplo, há dois candidatos que se intitulam filhos de alguma outra pessoa para poderem ser identificados. Em Águas Lindas (GO), vários nomes de empresas são utilizados para mostrar onde a pessoa trabalha.
Outra questão que Leonardo Leite aponta é que candidatos com nomes diferentes dão vazão ao chamado voto de protesto. “É uma maneira de ir contra a política tradicional, mas, ao mesmo tempo, mostra como o Brasil ainda faz piada com coisa séria”, lamenta.
Na Cidade Ocidental (GO), há o Barack Obama e a Jô do TikTok. Em Cocalzinho de Goiás (GO), a Leninha 007 tem feito anúncios com a música de James Bond; e o Novo Gama tem o Bin Laden do Bem.
O mais preocupante para o cientista político é que muitos decidem o voto no dia da eleição. O trabalho de leitura de propostas ainda não é uma realidade no Brasil, segundo ele. “Geralmente a pessoa vota em quem conhece. Se o ‘fulano da padaria’ mora perto da pessoa, a chance de votar é maior, pois é um cara trabalhador, mas não há análise do que se pretende fazer”, diz Leite.
Confira outros nomes curiosos de candidatos a prefeito e vereador no Entorno: