metropoles.com

Condutor de ônibus que morreu na 020 estava perto de fechar expediente

Segundo representante da Expresso Guanabara, do local do acidente até o posto onde Edson Lima passaria a direção são 14km

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
AcidenteBR0207
1 de 1 AcidenteBR0207 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Cinco dias após a tragédia que matou nove pessoas e deixou ao menos 30 feridos na BR-020, um representante da Expresso Guanabara prestou depoimento na 2ª Delegacia Distrital de Formosa nesta terça-feira (20/2). Segundo o coordenador-geral de operações da empresa, Ismael Francisco dos Santos, o motorista do ônibus estava a 14km de entregar o coletivo o próximo colega. Afirmou também que não havia outro condutor descansando no veículo.

Ainda de acordo com ele, Edson Lima, 47 anos, morto no acidente, assumiu o volante à 1h30 do dia 15 de fevereiro e, no posto de Bezerra, em Formosa, passaria o comando da direção para um colega. Mas o motorista não chegou ao seu destino final. Na altura do Km 45 da 020, invadiu a contramão da pista simples e bateu de frente com uma carreta carregada de adubo. A suspeita é de que o profissional tenha cochilado ou tido um mal súbito.

O coordenador disse que Edson iria completar dois anos de empresa. No dia do acidente, o motorista teria ficado 20 horas descansando antes de assumir o volante. Segundo Santos, a legislação determina descanso mínimo de 11 horas entre uma jornada e outra.

Ismael foi ouvido pelo delegado Jandson Bernardo da Silva, da 2ª Delegacia Distrital de Formosa, que está à frente das investigações. O condutor da carreta de adubo, Luiz Carlos Dziecinny, já voltou para o Paraná, onde mora, e deve prestar depoimento em uma delegacia daquele estado.

Depois de ter o veículo atingido frontalmente pelo ônibus, Dziecinny bateu no guard-rail. Logo depois, colidiu com outra carreta, que tombou e ficou atravessada na pista. O coletivo vinha de Cajazeiras, na Paraíba, e tinha como destino final Goiânia, capital do estado de Goiás.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?