Captação de água em Corumbá IV começa em dezembro, diz governo
Projeto é uma “dobradinha” dos governos goiano e brasiliense, e deve ser concluído até o fim deste ano
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal deve começar a receber água do Sistema Produtor Corumbá IV a partir de dezembro. Cerca de 80% das obras já foram executadas, segundo o Executivo local. O empreendimento vai beneficiar cerca de 1,3 milhão de moradores.
“Essa obra vai resolver por 20 anos o problema de abastecimento de água do DF e da região do Entorno Sul”, disse o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que visitou a construção da elevatória nesta terça-feira (17/7).
As obras do Sistema Produtor Corumbá IV estão sendo executadas por um consórcio formado entre Distrito Federal e Goiás. Custarão R$ 540 milhões, divididos de forma igualitária entre as duas unidades da Federação, com participação da União.
Serão captados 2,8 mil litros de água por segundo na primeira etapa dos trabalhos, sendo 1,4 mil para o DF e 1,4 mil para GO. Em um segundo momento, o volume chegará a 5,6 mil litros por segundo, metade para cada unidade federativa.
As regiões administrativas do Distrito Federal que vão receber a água de imediato serão Gama e Santa Maria; depois, Planaltina, Recanto das Emas e Riacho Fundo. Quatro municípios goianos do Entorno completam a lista: Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama e Valparaíso.
Como o Metrópoles mostrou nesta terça-feira (17/7), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) terá que reduzir em 26,27% o valor da licitação para a compra de válvulas necessárias às obras do sistema Corumbá IV, por determinação do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Com isso, a aquisição de equipamentos dos tipos borboleta, retenção, esfera, gaveta e outros sairá R$ 1.372.775,73 mais barata.