metropoles.com

Caminhoneiro é sequestrado na BR-040 e libertado de cativeiro

A vítima foi rendida em Cristalina (GO) e mantida refém em uma casa no Parque Estrela Dalva I (PED I), em Luziânia (GO)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Caminhoneiro Elias
1 de 1 Caminhoneiro Elias - Foto: Arquivo pessoal

Policiais do Grupo de Patrulhamento Tático da Polícia Militar de Goiás (PMGO) resgataram, na madrugada desta sexta-feira (13/10), um caminhoneiro que foi sequestrado na BR-040, próximo a Cristalina (GO), cidade localizada a 130km de Brasília. O homem foi mantido em cativeiro por bandidos e encontrado no bairro Parque Estrela Dalva I (PED I), em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal.

A vítima, Elias de Souza, de 53 anos, natural de Santa Bárbara do Oeste (SP), faria um carregamento de óleo na região quando foi rendida pelos criminosos e levada para uma casa do bairro. No local, os vizinhos suspeitaram da movimentação estranha e acionaram a polícia.

O caminhoneiro havia saído de São Paulo no início da semana e, quando retornava à cidade natal, o rastreador do veículo parou de enviar sinal. A família suspeitou e entrou em contato com a polícia.

Aos militares, o motorista contou que foi rendido pelos bandidos na rodovia e levado no caminhão roubado até Luziânia, cidade próxima a Cristalina, onde foi resgatado. Elias passa bem. O veículo não foi encontrado. A polícia prendeu três homens suspeitos do sequestro.

Cerco a caminhoneiros
Os caminhoneiros estão se tornando alvo cada vez mais frequente de bandidos nas rodovias que cortam o Distrito Federal. Dados da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF) mostram que, entre janeiro e julho de 2017, houve um aumento de 65% no número de roubo de cargas no DF, quando comparado ao mesmo período do ano passado — o total de ocorrências desta natureza saltou de 29 casos para 48.

No país, também houve aumento das estatísticas. De acordo com a Confederação Nacional de Trânsito (CNT), de 2011 a 2016, esse tipo de crime aumentou 86% em todo o Brasil. A entidade mostra que foram 98 mil ocorrências registradas nesse período, o que representa um roubo a caminhão a cada 23 minutos.

O Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol/DF) afirma que, devido à falta de segurança, os bandidos estão cada dia mais violentos na região de Brasília. Segundo o Sinpol, eles andam em grupo, divididos em dois ou três carros, e  fortemente armados. A preferência é por cargas caras: remédios e bebidas alcoólicas estão entre as prioridades.

Para ter acesso aos produtos, os criminosos vigiam as distribuidoras e depois seguem os caminhões até locais ermos, abordando os motoristas em estradas vicinais de diversas cidades do DF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?