metropoles.com

Bombeiros já vasculharam 25km de rio em busca de jovem na Chapada

Militares de Goiás utilizam técnicas de rapel e mergulho, e contam com a ajuda de cães farejadores nas operações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução, CBM-GO.
Novas-buscas-por-Jacob-2
1 de 1 Novas-buscas-por-Jacob-2 - Foto: Reprodução, CBM-GO.

As buscas pelo turista brasiliense Jacob Vilar Santana, 31 anos, continuam durante o fim de semana. Neste sábado (14/12/2019), com efetivo reduzido. O jovem foi levado por uma tromba d’água no dia 1º de dezembro, enquanto passeava com a namorada pelo Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros. O Corpo de Bombeiros de Goiás, com apoio da corporação do Distrito Federal, informou que já foram vasculhados 25 quilômetros desde o local onde Jacob foi visto pela última vez.

“Fazemos buscas com cães farejadores, descemos de rapel pelas grutas e pedras e já percorremos todo o local até o Rio Tocantinzinho, mesmo sendo muito improvável que ele tenha chegado até lá porque há locais muito rasos”, informou um porta-voz dos bombeiros de Goiás.

Neste sábado, uma equipe de cinco militares e membros do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento (GVBS) da Chapada dos Veadeiros tentam localizar turista desaparecido. Esse grupo é composto por guias e profissionais que conhecem bem a região. Eles contam com uma rede de pessoas em vários pontos que auxiliam, por exemplo, quando há chuva nas cabeceiras dos rios que passam pela Chapada e que podem provocar trombas d’água como as que arrastaram Jacob.

“A gente monitora a região e mantém a comunicação constante, e fala quando há risco de enchente. Também ajudamos fazendo o mapeamento e reconhecimento de área”, disse o coordenador do grupo, Marcello Clacino.

Jacob, que nasceu em Brasília e mora em São Paulo, passeava com a namorada pelo local quando foi levado pela tromba d’água. Durante as buscas, foi localizado o colete salva-vidas que Jacob utilizava quando desapareceu.

“Na hora que saímos da pedra, a tromba d’água já bateu na gente e submergimos, quando voltamos para superfície, eu consegui pegar uma corda que jogaram para mim do outro lado, ele agarrou também, mas escapou da minha mão e não consegui segurá-lo. Aí ele sumiu a partir dessa situação”, lamentou a namorada.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?