metropoles.com

Bispo de Formosa recorre ao STF para conseguir habeas corpus

Após as negativas do TJGO e do STJ, a defesa de religioso entrou com pedido no Supremo. Recurso será julgado pelo ministro Edson Fachin

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
bispo dom josé ronaldo
1 de 1 bispo dom josé ronaldo - Foto: Reprodução/Youtube

Após o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negarem os pedidos de habeas corpus da defesa do bispo José Ronaldo Ribeiro e do juiz eclesiástico Tiago Wenceslau, um novo pedido foi feito, agora no Supremo Tribunal Federal (STF).

O recurso foi distribuído para o ministro Dias Toffoli, que se declarou suspeito de analisá-lo por questões de foro íntimo. Dessa forma, o responsável será Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato.

Negativa do STJ
Nesta segunda (26), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu, liminarmente, o habeas corpus pedido pelos dois religiosos. Eles são acusados de fazer parte de uma associação criminosa que teria desviado mais de R$ 2 milhões em recursos doados ou pagos por meio de taxas pelos fiéis de paróquias do Entorno do Distrito Federal.

A decisão foi do ministro Felix Fischer, da Quinta Turma do STJ. Segundo o promotor Douglas Chegury, responsável pela investigação em Formosa, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) negou o HC para os dois acusados no começo desta semana e, diante disso, a defesa deles recorreu à Corte em Brasília, que pediu ao juiz de primeira instância nova análise referente ao pedido de soltura.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?