metropoles.com

Advogado que ameaçou promotores é alvo de operação do MPGO em Formosa

Equipes cumpriram mandados de busca e apreensão na casa e em uma fazenda do advogado João Jaci José Pereira, na zona rural do município

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/MPGO
Operação Escritório do Crime MPGO
1 de 1 Operação Escritório do Crime MPGO - Foto: Divulgação/MPGO

O Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou, nesta quinta-feira (15/2), a quinta fase da operação Escritório do Crime, para cumprir dois mandados de busca e apreensão contra o advogado João Jaci José Pereira.

As equipes cumpridos as ordens judiciais na fazenda e na casa do investigado, em Formosa (GO), no Entorno do Distrito Federal.

O material apreendido será analisado pela inteligência do MPGO, para complementar um procedimento aberto a fim de investigar suposta prática de crimes como coação no curso do processo e uso de documento falso.

Durante as buscas, os policiais encontraram um revólver calibre 38 com munição na casa do advogado. Ele foi levado para a delegacia de polícia, para adoção das providências necessárias.

Assista:

A investigação é um desdobramento das fases anteriores da operação Escritório do Crime, que resultou em uma ação penal contra ex-vereadores, empresários, servidores públicos e advogados, todos acusados por crimes relacionados a corrupção, esbulho, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa. Caso condenados, eles podem receber penas de até 12 anos de reclusão.

O cumprimento dos mandados de busca e apreensão foram acompanhados por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Formosa e tiveram apoio de equipes da Companhia de Policiamento Especializado (CPE), do Batalhão Rural da Polícia Militar de Goiás (PMGO) e da Coordenação de Segurança e Inteligência do MPGO.

Intimidação

Em dezembro de 2023, o filho do advogado e ex-assessor jurídico da 1ª Vara Cível de Formosa, Keffen Melo Pereira, foi preso na quarta fase da operação.

À época, João Jaci chegou a ameaçar promotores do MPGO e exigiu que veículos de comunicação não recebessem o conteúdo das investigações para divulgarem-nas.

O advogado disse ainda ser “pistoleiro” e ter influência entre desembargadores e juízes, como forma de tentar intimidar as equipes do MPGO.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?