metropoles.com

Entorno: Justiça dá 5 dias para ANTT explicar aumento de passagens

Medida ocorre após o governo de Planaltina (GO) entrar com ação contra aumento de tarifa aprovado pela ANTT no Entorno do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Nathalia Cardim/Metrópoles
Aumento de passagens no Entorno do DF
1 de 1 Aumento de passagens no Entorno do DF - Foto: Nathalia Cardim/Metrópoles

A 4ª Vara Federal Cível do Distrito Federal estabeleceu um prazo de 5 dias para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) se manifeste sobre o novo aumento de passagens de ônibus que fazem linha entre o Entorno e o Distrito Federal. A medida ocorre no processo aberto pela prefeitura de Planaltina (GO) com o objetivo de barrar o reajuste.

O processo foi aberto em 23 de fevereiro. Nesta sexta-feira (1º/3), a Justiça entendeu que, antes de analisar o pedido liminar de Planaltina de Goiás, seria necessário ouvir a ANTT.

Por isso, o juiz responsável estabeleceu um prazo de 5 dias para que a agência encaminhe uma breve explicação sobre o aumento nas tarifas.

Procurada, a ANTT não se manifestou. O espaço segue aberto.

Pedido liminar

A ANTT aplicou um reajuste médio de 8,56%, válido a partir da 0h01 deste domingo (25/2). Os custos das passagens atualizadas vão variar de R$ 4,45 até R$ 22,25.

O prefeito de Planaltina de Goiás, delegado Cristiomário (PSL), afirmou que o reajuste é absurdo e coloca em risco os empregos do moradores do Entorno contratados no DF. Na avaliação dele, o aumento “massacra” a população.

Caso o pedido de liminar – decisão provisória – seja atendido pela Justiça, a suspensão do aumento valerá apenas para Planaltina de Goiás. Em 2023, a prefeitura conseguiu barrar temporariamente o reajuste da tarifa.

Cristiomário ressaltou que a ANTT ignorou as negociações em curso entre o Distrito Federal, o estado de Goiás e a União pela criação de uma saída capaz de amortecer os preços das passagens no Entorno.

Dois aumentos em 2023

No ano passado, a ANTT reajustou duas vezes a passagem entre o DF e o Entorno em duas ocasiões: em março (12%) e em agosto (15%).

A ANTT é responsável, desde fevereiro de 2023, pela gestão das mais de 400 linhas de ônibus que transportam diariamente cerca de 175 mil passageiros entre as duas áreas.

Os ônibus semiurbanos entre o Distrito Federal e o Entorno não são subsidiados pelos governos locais, e os recursos para manutenção do serviço provêm integralmente das tarifas pagas pelos usuários, segundo a ANTT.

Esses recursos se destinam a cobrir gastos operacionais, de manutenção, de compra de veículos, de folhas de pagamento, entre outros.

Aós assumir o comando das linhas, a Agência optou por não conceder reajuste imediato de 40% a fim de evitar um grande impacto no bolso da população.

Os índices de reajuste, como elevação nos valores de combustível, óleo lubrificante, pneus e do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado dificultaram, na visão da ANTT, a manutenção do preço das tarifas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?