metropoles.com

Entidades que representam jornalistas prestam apoio a profissionais do Metrópoles

ABI, Ajor, Sindicato dos Jornalistas do DF, Abraji e Portal dos Jornalistas repudiaram ataques a profissionais do Metrópoles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
redacao metropoles jornalistas site premiados brasil
1 de 1 redacao metropoles jornalistas site premiados brasil - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Cinco entidades que representam jornalistas repudiaram os ataques sofridos por três profissionais do Metrópoles e prestaram apoio a eles. A diretora-executiva do Metrópoles, Lilian Tahan, e os repórteres Carlos Carone e Mirelle Pinheiro foram alvo de ameaças públicas feitas pelo empresário Alexandre Pantazis, na última quarta-feira (2/3). O empresário postou mensagens sexistas em duas publicações feitas em seu perfil no Instagram e no perfil oficial do Metrópoles, no campo de comentários sobre a reportagem que o citava.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) prestou solidariedade aos jornalistas. A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) e o Sindicato dos Jornalistas do DF também apoiaram os profissionais do Metrópoles. “O livre exercício da profissão deve ser garantido aos jornalistas. Qualquer atentado a esse direito é um atentado à democracia”, destacaram as entidades.

O Relatório Anual da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) mostra um recorde de agressões a jornalistas brasileiros. Foram 430 casos de investidas contra profissionais da imprensa e veículos de comunicação em 2021. “Como no caso de Lilian Tahan, Brasília é recordista nesses ataques”, pontuaram a Ajor e o sindicato.

Os ataques também foram repudiados pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), assim como pelo Portal dos Jornalistas.

Queixa-crime

O Metrópoles entrou com uma queixa-crime contra o empresário Alexandre Pantazis. Na última quarta-feira (2/3), a coluna Na Mira, do Metrópoles, revelou que uma mansão cinematográfica, pertencente a um dos sócios dos irmãos Pantazis (Basile e Alexandre), localizada no Lago Sul, foi arrematada por R$ 8 milhões. A casa foi a leilão em processo judicial. Após a publicação da reportagem, o empresário ameaçou os profissionais do portal. “Vou atrás de vocês, se preparem.” No dia dos ataques, os jornalistas também prestaram queixa na polícia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?