metropoles.com

Entidades defendem demolição total de viaduto que desabou em Brasília

“O risco de escorar é imenso e ameaça a vida de trabalhadores. A melhor solução é demolir tudo”, defendeu Fátima Có, presidente do Crea-DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
viaduto5
1 de 1 viaduto5 - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), dos sindicatos dos Engenheiros da Construção Civil (Sinduscon), além do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia defenderam que a estrutura do viaduto do Eixão Sul seja completamente demolida. “O risco de escorar é imenso e ameaça a vida de trabalhadores. A melhor solução é demolir tudo”, defendeu Fátima Có, presidente do Crea-DF.

A estrutura desabou por volta das 11h50 desta terça-feira (6/2). Por pouco, não causou uma tragédia, pois caiu sobre veículos estacionados e um restaurante que funcionava na localidade. Funcionários e quatro clientes então presentes no local saíram correndo tão logo ouviram os primeiros estalos – e se salvaram. Não há registro de feridos.

Em 2011, as entidades elaboraram o Relatório Final do Grupo de Trabalho de Patologias de Obras Públicas. O documento alertava para a necessidade de manutenção de vários equipamentos públicos, inclusive o viaduto do Eixão Sul. O relatório de 69 páginas enumerou os problemas estruturais na região central de Brasília e teceu críticas ao Executivo local.

“As recuperações somente são providenciadas quando a situação atinge extrema gravidade. A Novacap já possui levantamento de algumas obras, chegando a licitar a recuperação de três viadutos próximos à Rodoviária”, alertava um dos trechos.

O engenheiro civil e conselheiro do Crea-DF João Bosco Ribeiro liderou o grupo de trabalho na confecção do relatório entregue ao GDF em 2011. Segundo ele, a avaliação nas estruturas dos 20 viadutos situados na região central de Brasília foi motivada pelo anúncio de que a cidade receberia jogos da Copa do Mundo de 2014.

“Naquela época, já havíamos identificado diversos problemas estruturais, pois queríamos que as manchetes de vocês fossem sobre vitórias do Brasil e não de tragédias. Felizmente, naquela época, nada ocorreu, mas devido à falta de cuidado durante tantos anos, a estrutura não suportou agora”, destacou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?