metropoles.com

Entidade acusa Metrô-DF de não pagar salário de diretores sindicais

Empresa afirma que espera definição de cláusula específica em que dois tribunais divergiram para fazer pagamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
metro-df
1 de 1 metro-df - Foto: Reprodução

Após o fim da mais longa greve dos metroviários do Distrito Federal, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do DF (SindiMetrô-DF) diz que a Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) não pagou os salários de diretores da entidade. A organização emitiu nota de repúdio nesta quarta-feira (3/11).

“É cruel e vergonhosa a decisão desses gestores responsáveis por tal atitude, pois até os empregados cedidos para outros órgãos receberam este benefício, enquanto 6 diretores do sindicato, não”, protesta a nota do SindiMetrô-DF.

O sindicato acusou ainda a empresa de não retomar o auxílio alimentação aos empregados filiados. Em nota, a Companhia do Metropoliatano afirmou ter pagado o auxílio a todos os empregados.

“Em relação aos dirigentes sindicais, a Companhia aguarda orientação jurídica, uma vez que há cláusula específica e divergência entre as decisões do TRT [Tribunal Regional do Trabalho] e do TST [Tribunal Superior do Trabalho]. O Metrô-DF vai ingressar com recurso para esclarecer a questão e, tão logo, seja feito o esclarecimento, providenciará o pagamento”, afirmou a companhia.

3 imagens
Trens ficaram lotados e geram aglomerações na pandemia
1 de 3

O horário de funcionamento será de 7h às 20h

Arthur Menescal/Especial para o Metrópoles
2 de 3

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
3 de 3

Trens ficaram lotados e geram aglomerações na pandemia

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Leia a íntegra da nota do SindiMetrô-DF: 

“O Sindmetrô-DF vem manifestar o seu repúdio em decorrência das atitudes tomadas pela direção do Metrô de ataque aos diretores Sindicais que estão hoje a representar a categoria Metroviária.
O fato real, absurdo e covarde é que a empresa depois de deixar de pagar, cortar literalmente o salário dos diretores do Sindmetrô, desde o mês de abril (e que fique claro, que esses empregados não têm sequer a confecção do contracheque), agora nesta data, mesmo após decisão judicial que gerou a Sentença normativa expedida no último dia 25/10/2021, a empresa decidiu retomar o pagamento do auxílio alimentação dos trabalhadores, porém deixando de fora os trabalhadores que estão na Diretoria do Sindicato.

É cruel e vergonhosa a decisão desses gestores responsáveis por tal atitude, pois até os empregados cedidos para outros órgãos receberam este benefício, enquanto 6 diretores do sindicato não.

Importante destacar que foram, no mínimo, três ações diretas de ataque ao sindicato e seus representantes:

  • a empresa deixou de confeccionar os contracheques e pagar os salários dos diretores sindicais, desde abril até hoje;
  • deixou de descontar as mensalidades sindicais dos filiados, não repassando o dinheiro que atualmente mantém a instituição, porém continuou fazendo o desconto e repasses para outra instituição(Associação), que é exatamente da mesma forma jurídica que o sindicato, também desde abril até hoje;
  • a última e mais desprezível, foi retomar o auxilio alimentação dos empregados e deixar de fora os empregados cedidos a organização Sindical.

Ocorre que existem decisões judiciais para serem cumpridas, decisões essas, que englobam toda a categoria Metroviária e essa postura só mostra a vontade de destruir não somente os diretores do Sindmetrô-DF, mas toda a categoria. Portanto,este Sindicato se posiciona radicalmente contra atitudes claramente de natureza antissindicais e de perseguição aos líderes que lutam por toda categoria e não ficam reféns do medo de batalhar pela manutenção de direitos dos trabalhadores Metroviários, sendo assim repudia tal prática e aguarda que justiça seja feita.”

Leia a íntegra da nota do Metrô-DF:

“O Metrô-DF esclarece que foram pagos os salários e o auxílio-alimentação a todos os empregados, filiados ou não. Em relação aos dirigentes sindicais, a Companhia aguarda orientação jurídica, uma vez que há cláusula específica e divergência entre as decisões do TRT e do TST. O Metrô-DF vai ingressar com recurso para esclarecer a questão e, tão logo, seja feito o esclarecimento, providenciará o pagamento.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?