metropoles.com

Entenda por que o Park Way tem a maior incidência de mortes por coronavírus

Região está entre as cidades da capital do país com mais moradores idosos, pacientes do chamado grupo de risco para Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
HUGO BARRETO/METRÓPOLES
Enterro de vítima da Covid-19 no DF
1 de 1 Enterro de vítima da Covid-19 no DF - Foto: HUGO BARRETO/METRÓPOLES

Com uma das populações mais idosas da capital do país, o Park Way é, também, a região do Distrito Federal que apresenta maior taxa de letalidade entre pacientes do novo coronavírus. Com 20,5 mil moradores, a cidade já registrou 479 casos e 12 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia.

Segundo dados mais recentes divulgados pela Secretaria de Saúde do DF, a incidência de casos na cidade é 2.077 registros a cada 100 mil habitantes. A taxa coloca o Park Way na frente de cidades com índices populacionais muito maiores, como Ceilândia, Plano Piloto e Lago Sul por exemplo.

Um dos motivos para a alta letalidade está no fato da cidade possuir uma das populações mais idosas de todo o Distrito Federal. A última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) realizada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) mostra que 17% de todos os moradores da localidade apresentam idades acima de 60 anos – pacientes nesta faixa etária são considerados integrantes do grupo de risco da doença.

O número chama atenção quando comparado a densidades demográficas de cidades com maior volume populacional. Maior cidade do DF, Ceilândia é líder em mortes pelo novo coronavírus, mas concentra apenas 10% dos moradores com idades acima de 60 anos. Esta, está atrás, inclusive, do Park Way nos índices que apontam  letalidade entre pacientes.

Outro exemplo é Samambaia, que com 210 mil moradores a mais, tem apenas 8% de sua população idosa, metade do total de residentes acima dos 60 no Park Way. A cidade também tem mais idosos que regiões como Estrutural, Taguatinga e Recanto das Emas.

Apenas o Plano Piloto e o Lago Sul apresentam mais moradores acima dos 60 –  as duas regiões tem, juntas, mais de 251 mil residentes.

Na capital do país, a letalidade é maior entre os pacientes com idades acima de 60 anos. Essa faixa etária detém 72% do total de mortes computadas até a noite dessa terça-feira (21/7) em todo DF.

Desde que a pandemia se instalou na capital, 1.056 brasilienses perderam a luta para a Covid-19 e outros 86.076 foram infectados pelo vírus. Houve recordes de morte em um único dia: 46 óbitos entre infectados, cinco deles no Entorno do DF.

5 imagens
Dos 20,5 mil moradores, 17% tem idades acima de 60 anos
Lar atende 92 idosos
Para o ditador Bielorrusso, sauna e vodca podem combater a Covid-19
1 de 5

No DF, 10 policiais militares morreram vítimas do coronavírus

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 5

Reprodução/O Livre
3 de 5

Dos 20,5 mil moradores, 17% tem idades acima de 60 anos

Unsplash/Divulgação
4 de 5

Lar atende 92 idosos

Ocskaymark, Istock
5 de 5

Para o ditador Bielorrusso, sauna e vodca podem combater a Covid-19

Hugo Barreto/Metrópoles

 

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?