metropoles.com

Enfermeira sobre pai livre da Covid-19: “Saiu da beira da morte”

Jéssica Almeida tem usado as redes sociais para conscientizar as pessoas sobre a doença e pedir respeito ao isolamento social

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Paciente-Covid-19-Hran
1 de 1 Paciente-Covid-19-Hran - Foto: Reprodução/Instagram

A enfermeira Jéssica Almeida, filha de um paciente diagnosticado com o novo coronavírus no Distrito Federal, postou em suas redes sociais, há sete dias, que o pai recebeu alta da unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

De acordo com o texto da jovem, após 15 dias, depois de o quadro ser considerado gravíssimo e o óbito ter sido até mesmo discutido como possibilidade, já que o homem faz parte do grupo de risco da doença, o pai recebeu alta da UTI e passa bem.

Veja o vídeo e o relato na publicação dela em sua página do Instagram:

 

Ver essa foto no Instagram

 

ESSE DIA CHEGOU!!!! Após 15 longos dias de UTI, após ficar gravíssimo, após o óbito ser discutido como possiblidade… mesmo com COVID-19, mesmo com pneumonia superposta, mesmo “sendo do grupo de risco”, e mesmo q na minha experiência os pacientes compliquem muito mais e fiquem muito mais tempo na UTI com um quadro assim, Deus olhou por nós e nos alcançou com a sua graça misericordiosa! Seguimos em oração pelos pacientes q ainda estão graves, pra que sejam curados, para que os profissionais de saúde tenham bom ânimo, q estejam protegidos e renovados dia após dia nessa nossa árdua missão! Sem pessoas dispostas, milagre nenhum acontece! N fosse o empenho da equipe médica em entubar precocemente, mudar esquema medicamentoso, n fossem os enfermeiros pra vigiar tantas medicações, curativos, balanço hídrico, n fossem os técnicos de enfermagem pra beirar o leito 24h por dia, cuidado de trocar o decúbito, manter a higiene, a dignidade do meu pai, ele n estaria mais aqui! MUITO OBRIGADA! Como filha, e principalmente como enfermeira eu estou muito grata a todos vcs q contribuíram pra evolução positiva do quadro do meu pai. Eu sei q temos mil exemplos ruins; muitas dificuldades, mas eu volto a dizer q o SUS é nosso patrimônio; e onde ele tem apoio, onde há investimento; ele alcança as vidas e faz a diferença! Poderíamos ter conseguido via Ministério público a suspensão da carência no plano de saúde do meu pai, mas eu optei pelo sus, tive certeza no meu coração. E pq então ter o plano de saúde? Isso é assunto pra outro post! Continuando, quero agradecer a todos vcs aqui do insta, tantos compartilhamentos, orações, mensagens de apoio e carinho! Obrigada, do fundo do meu coração. Meu pai ainda vai ficar internado na enfermaria alguns dias, pois precisa treinar deglutição (qdo ficamos entubados a capacidade de administrar oq engolimos pode ficar prejudicada e podemos engasgar fácil), precisamos terminar o esquema de antibiótico (não pode parar na metade) e ainda temos uma fisioterapia respiratória pulmonar pra desmamar totalmente de suporte de oxigênio! Mas gente: MEU PAI SAIU DA BEIRA DA MORTE!!!!! AAAAAAAAAAAAAA Compartilhem! #covid_19 #corona #coronavirus #hran

Uma publicação compartilhada por Jéssica Almeida (@jessyalmeida) em

Depois do susto, Jéssica passou a usar as redes sociais para conscientizar as pessoas sobre a doença. Em seu perfil, ela fala sobre a evolução do coronavírus, atualiza a situação clínica da família e também explica como o vírus se manifesta. A enfermeira também usa o canal de comunicação para reforçar a importância do isolamento social como medida de prevenção à Covid-19.

No perfil, ela relatou que a mãe e a irmã também foram diagnosticadas com coronavírus após retornarem de uma viagem para Búzios (RJ). As duas já estão recuperadas.

Já o pai ficou em estado grave na UTI do Hran por 15 dias. Na última segunda-feira (20/04), em meio a aplausos da equipe médica, ele foi transferido para um quarto da unidade. Na publicação, a profissional de saúde comemora e diz que o pai saiu da beira da morte.

“Meu pai ainda vai ficar internado na enfermaria alguns dias, pois precisa treinar deglutição, terminar o esquema de antibiótico e ainda temos uma fisioterapia respiratória pulmonar pra desmamar totalmente de suporte de oxigênio. Mas, gente, meu pai saiu da beira da morte”, escreveu a jovem.

Veja outras publicações no perfil de Jéssica:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Como muita gente já sabe, minha mae, meu pai do coração e minha irmã testaram positivo pro SARS-CoV-2 (coronavírus / COVID-19). Um está internado e o resto segue estável em isolamento em casa. Não é uma simples gripe! É um vírus causador de possível insuficiência respiratória, quadro de pneumonia viral, tomografia com aspecto “vidro fosco”. A gente compara com gripe por que é normal sentir: moleza, inapetência, falta de paladar, fadiga, olfato ruim, nariz escorrendo, dor de cabeça, tosse seca e chata, e as vezes até febre. O covid tem todos esses sintomas e a diferença é a sua intensidade e que os sintomas são reflexo de um comprometimento mais profundo e intrínseco do sistema respiratório, enquanto uma gripe ou resfriado ficam mais em via aérea superior de forma superficial. Por isso a necessidade de ficar em casa. Já pensou se eles só pensassem q fosse gripe em vez de ficarem em casa? Eles viajaram pro Rio e desde a volta começaram os sintomas. Combinamos de não nos vermos por causa desse burburinho q ainda estava bem no começo! Cada contato humano externo feito é mais uma família em risco. Eles estão com sintomas já ha 11 dias! Não façamos pouco caso e não brinquemos com a sorte. O motivo do isolamento é distribuir / diluir o número de casos. Em vez de ter um número alto de casos em UM MÊS, que seja esse mesmo número – ou menos – em quatro meses. Isso faz com que tenhamos capacidade de atender a todos, faz com que o nosso sistema não entre em colapso e vidas sejam poupadas! Não é que o covid é especial e mais letal que tantas doenças! É que ele transmite rápido e precisamos de tempo e ter menos pessoas doentes de uma vez só pra atender. Fique em casa! Tenha paciência! #covıd19brasil #quarentena #ficaemcasa #fiqueemcasa #quarentine #covid_19 #sarscov2

Uma publicação compartilhada por Jéssica Almeida (@jessyalmeida) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

O medo vem acompanhado do #covid19. Primeiro o medo pelo desconhecido, por tudo q n sabemos, por só ouvir falar… e então, se ela chega até a tua casa, o medo é por sentir na pele o seu toque, o gosto amargo da morte na boca do estômago. Meu pai sentiu medo qdo viu Búzios ser “evacuada” e todos os turistas convidados a se retirar. Sentiu medo qdo precisou alugar um carro pra tirar sua família dali, em busca da segurança do lar. Medo ao dirigir cerca de 1.166km de volta, tendo febre de molhar o pijama a noite. Medo de sair de casa e ir pro hospital, n é ali q os graves estão? medo de ser a última vez, “eu n aceito! N quero isso pra mim!” disse ele à médica q lhe dizia precisar entuba-lo, os exames mostravam precária e alarmante baixa oxigenação; medo de nunca mais voltar. Minha mãe me ligou chorando, eu n entendia oq ela dizia, eu senti medo do meu pai já ter morrido, ela sentia medo de q entubar já fosse o morrer. Ela dirigiu sozinha e escondido pro hospital pra 2ª tomografia, por medo de me contaminar; enfrentou o medo, ela q ate hj n consegue tomar banho sem cansar; q foi escrever e qse desmaiou, q sente na garganta o medo da viuvez maior q o de partir. Ontem a noite vi os exames, li a conduta medica. O Diego questionava meu choro e eu gritei c ele, MEDO! Corri pro banheiro, tive diarreia, meu peito voltou a doer com a mesma dor que me manteve de cama qdo tive depressão; era ansiedade, era muito medo. Eu n dormi a noite, minha garganta ficou seca e amarrada, meu coração pareceu grande e pesado demais, e eu q sei como é, sonhei acordada com o tubo, com pessoas dando banho, com lesões por pressão de gente que esquecia de mudar o meu pai de posição. Trinquei a mandíbula mil vezes. Choro escrevendo essas palavras. É puro e doloroso medo. “O verdadeiro amor lança fora todo o medo” // nos envolvemos e erguemos as mãos aos céus, buscando sustento na fé, no Deus que é amor, curvo a minha cabeça e digo: ESTOU APAVORADA, Deus!!!! Quando vejo pessoas quebrando o isolamento por razão nenhuma,suspiro e sei: ignorantes,cegas,desconhecem esse temor.Eu n desejo a absolutamente ngm o gelo q esse medo te dá.Fique em casa.

Uma publicação compartilhada por Jéssica Almeida (@jessyalmeida) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Você quer milagre @ arroba ? Então lê isso aqui até o final: 48h atrás meu pai agravou muito; receber aquela ligação com as palavras “gravíssimo” “alto risco” “picos febris” “muito secretivo” “instável” “a equipe está toda muito preocupada” // são palavras que eu já escrevi tantas vezes na vida em evoluções, mas que tem um peso completamente real qdo você está “do lado de cá”. Qdo você é a família, essas palavras pesam toneladas! Eu tive 10 min de pânico, 05 min de “meu pai vai morrer! Acabou tudo!!!” 583832 minutos de lágrimas e oração só dizendo “pufavô pufavô pufavô deussss meu paaaaaaai”. Como dói esse peso e esse medo de morrer quem a gente ama! Mas aí entram as orações e súplicas, e toda movimentação intensa não só por aqui por vocês mas de todo mundo que o conhece e intercede por ele. E começaram os milagres! O milagre do toque de Deus, o milagre da capacitação profissional, o milagre da inteligência humana em criar novas drogas e saber agir! Trocaram o esquema de terapia e ele voltou a responder, e em vez de declínio, começou a melhorar! Não estava sendo possível tirar a sedação pq ele estava ficando muuuuuito agitado! De novo entra o milagre da sabedoria humana, inspirada por Deus sim, por que não? A lista de Deus ficou pesadíssima esses dias, eu vi gente demais clamar por ele! Começaram uma droga pra acalma-lo, e hoje às 15h: EXTUBAÇÃO OROTRAQUEAL. O tubo da boca foi retirado e meu pai tá RESPIRANDO SOZINHO, CACILDAAAAAAAA! Eu tive que ligar pra minha mãe (que desde q tudo começou morre de medo das minhas ligações) e já gritar BOA NOTICIA! Meu deus como é bom chorar de alegria e alívio! Peço as orações de vocês por que as próximas 48h são cruciais na evolução do quadro dele! Ainda não acabou! Temos aí uma estrada de recuperação, fisioterapia e desmame de vários dispositivos. Mas pra quem resistiu até aqui, isso daí é fichinha!!!!! Ah! Outra coisa: minha mãe e minha irmã estão CURADAS! Recuperação do #covid_19 concluída com SUCESSO! AAAAAAAAAA VONTADE DE SAIR CORRENDO MARATONAS ATÉ O PORTÃO E VOLTAR, DA COZINHA PRA SALA DA SALA PRO QUARTO (continuem em casa, cambada!!!) #corona #coronavirus #curadocoronavírus #ficaemcasa #quarentena

Uma publicação compartilhada por Jéssica Almeida (@jessyalmeida) em

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?