Enem dos Concursos: deputado pede metrô grátis e com horário ampliado
Prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) será aplicada em um domingo, quando metrô do DF fecha às 19h. Deputado pede horário estendido
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Max Maciel (PSol) enviou um ofício para pedir que o metrô do Distrito Federal tenha o horário de funcionamento ampliado e que o serviço seja gratuito no dia do Concurso Público Nacional Unificado (CNU). A prova está marcada para 5 de maio, um domingo, quando as estações fecham às 19h, horário próximo ao limite de aplicação do exame no turno vespertino: 18h.
Também conhecido como “Enem dos Concursos”, o CNU terá provas divididas em três etapas. O processo abriu mais de 6 mil vagas de nível médio e superior, para 21 órgãos públicos.
“Esse concurso representa uma oportunidade significativa para inúmeros cidadãos que buscam ingressar no serviço público […]. No entanto, muitos candidatos podem enfrentar dificuldades de deslocamento, especialmente aqueles que residem em regiões mais distantes ou que dependem do transporte público para se locomover”, justificou Max, presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa (CLDF).
O ofício, enviado à Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob), também solicita esclarecimentos sobre as ações adotadas pela pasta para beneficiar candidatos inscritos em provas anuais de grande relevância, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A Semob afirmou ao Metrópoles que elaborava alguns ajustes nas linhas de ônibus para a data do CNU, mas ainda não tem resposta sobre o pedido de ampliação de horário nem sobre a gratuidade do metrô na data do concurso. “A pasta destaca que vai prestar todos os esclarecimentos no prazo estabelecido”, finalizou.