Enem: candidatos iniciam 2º dia da prova; país tem 3,9 mi de inscritos
No Distrito Federal, mais de 72 mil pessoas fazem prova de matemática e ciências da natureza neste domingo (12/11). Portões fecharam às 13h
atualizado
Compartilhar notícia
A última fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 ocorre em todo o Brasil, neste domingo (12/11). Nesta edição, mais de 3,9 milhões de inscritos tentam realizar o sonho de ingressar em cursos de ensino superior. No Distrito Federal, a movimentação na região de escolas e faculdades onde ocorre aplicação das provas se intensificou no início da tarde.
Na capital da República, 72.982 pessoas estão inscritas para fazer o Enem 2023. Os candidatos encaram o segundo dia do exame para testar os conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias — química, física e biologia —, além de matemática e suas tecnologias.
Onda de calor: Inmet emite alerta vermelho de grande perigo até 4ª
Um dos inscritos é Matheus Oliveira, 27 anos, que pretende cursar direito. “É um sonho. Será uma segunda graduação, porque tenho [diploma] de administração. Fiz a primeira etapa, e a expectativa para hoje está grande. Vim cedo para não correr o risco de chegar atrasado”, disse o jovem, que fará a prova na União Pioneira de Integração Social (Upis), na 912 Sul.
Os participantes têm cinco horas para responder a 90 questões: 45 referentes a ciências da natureza e outras 45 de matemática. A divulgação do gabarito oficial está prevista para 24 de novembro, com publicação dos resultados em 16 de janeiro de 2024.
No Centro Universitário de Brasília (Ceub), na 907 Norte, os inscritos que não quiseram fazer parte do grupo de atrasados começaram a chegar antes das 12h. “Moro em Ceilândia e preferi me organizar para chegar no momento da abertura dos portões. Fui bem na primeira etapa e acredito que, hoje, será ainda melhor. Estou confiante”, comentou Maria Eduarda Freitas, 17. A adolescente está no 3º ano do ensino médio e pretende cursar medicina.
Horários
Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h. A distribuição das provas ocorre às 13h30, no horário de Brasília. A partir das 15h30, os candidatos podem deixar os locais de prova, mas sem o caderno de questões, que só é liberado após as 18h. O exame se encerra às 18h30.
No último domingo (5/11), os candidatos fizeram as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
As questões do primeiro dia envolveram temas como a situação na Palestina; desigualdades sociais; machismo e racismo; inclusão e diversidade; preconceito linguístico; ditadura militar; e mudanças climáticas.
Os escritores Itamar Vieira Júnior e Conceição Evaristo tiveram obras citadas no exame, assim como a música “Alegria, Alegria”, de Caetano Veloso.
Os estudantes poderão usar a nota obtida no exame para concorrer a vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni).
Além disso, as notas podem ser utilizadas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), bem como para obtenção de descontos nas mensalidades de instituições privadas e em universidades internacionais.